A IMPORTÂNCIA DO OLHAR PEDAGÓGICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
As transições de uma etapa de ensino para a outra são sempre marcos importantes na vida dos educandos, que interferem positiva ou negativamente em seu interesse pela escola. A primeira dessas transições acontece entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e envolve crianças em tenra idade. Os governos defendem, em seus documentos oficiais, que essa passagem deve ocorrer sem que haja grandes rupturas no processo ensino-aprendizagem. A presente pesquisa objetiva explorar as legislações vigentes sobre essa primeira transição, reconhecer as necessidades e especificidades da criança envolvida nesse processo e analisar como o educador do primeiro ano enxerga essa criança e essa transição. Procura compreender melhor como essa transição efetivamente ocorre e busca saber se existem treinamentos e formações específicas que auxiliem os educadores a seguir os moldes apresentados pelos documentos oficiais, acreditando assim que esse fator poderia contribuir para a adaptação dos educandos na nova etapa escolar, tornando a escola mais significativa para estes.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)