PESQUISA SOLIDÁRIA E COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO
Abstract
Este artigo é reflexo das discussões desenvolvidas, ao longo de quinze anos, no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em torno da teoria e método das representações sociais no campo da educação. Nesse contexto, convidamos o leitor a refletir sobre a identificação de fenômenos sociais da contemporaneidade como objeto da experiência sensível do sujeito, transcendendo do real/objetivo, a fim de construir, de forma solidária e colaborativa, o objeto de estudo em educação. Em síntese, entendemos que os campos teórico-metodológicos trilham o caminho da participação à construção da representação do objeto social, cuja reificação do objeto de estudo e aplicabilidade dos resultados se costuram pelos sentimentos, pensamentos e ações dos sujeitos participantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)