Um olhar pela perspectiva de gênero sobre a vida religiosa feminina

o Convento de Santa Teresa na América Portuguesa

Autores

  • Scheyla Taveira da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Convento de Santa Teresa. América Portuguesa. Gênero.

Resumo

Neste breve artigo baseado na documentação do Convento de Nossa Senhora do Desterro da Reforma de Santa Teresa do Rio de Janeiro, buscamos utilizar a historicidade da categoria de gênero, num diálogo com a filosofia, para pensar a subjetividade e a agência das mulheres enclausuradas, não apenas como pessoas isoladas do mundo, com identidades fixas e “pré-estabelecidas”, subordinadas aos religiosos superiores masculinos. Há que se destacar que mesmo no interior dos muros da clausura havia liberdade, que apesar de permeada por normas rígidas, por vezes permitiam o destacamento de singularidades fortemente socializadas. Apresentamos o convento como lugar de possibilidades, no qual se constroem variadas relações de poder articuladas ao gênero. Dessa forma, procuramos romper com a abordagem essencial das categorias universais de homem e mulher, para acessar na vida religiosa feminina, experiências de socialização, linguagem e atuação das mulheres inseridas na sociedade fluminense no final do século XVIII.

Biografia do Autor

Scheyla Taveira da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Historiadora. Doutoranda do PPHR em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É bacharel em História pela Universidade Veiga de Almeida (2005), possui especialização (lato senso) em História do Brasil: cultura, política e sociedade pela Universidade Católica de Petrópolis (2015), mestra em História pelo Programa de Pós-graduação em História da UFFRJ (2019). Servidora da SEEDUC-RJ, investida como professora docente I, desde 2011, atualmente leciona no ensino médio. Tem experiência com o ensino fundamental segundo ciclo. É professora no curso de graduação em História nas Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), desde 2019. Atua como Docente Orientadora Voluntária, do Programa Residência Pedagógica Interdisciplinar (CAPES/FIC) – Subprojeto História. É tutora em EAD pela Pró-Reitoria de Extensão da UFF (Lantes-UFF). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: Igreja Católica, conventos, vida religiosa feminina, mulheres, poderes locais.

 

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva, S. T. da. (2023). Um olhar pela perspectiva de gênero sobre a vida religiosa feminina: o Convento de Santa Teresa na América Portuguesa. Em Perspectiva, 9(2), 39–48. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/62456

Edição

Seção

Temática Livre