Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Entrelaces é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLetras, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No intuito de fomentar e promover o debate crítico em torno dos estudos literários e dos campos disciplinares com que dialoga, a Revista publica, trimestralmente, em suas edições, artigos, ensaios, resenhas e traduções de doutores, mestres e alunos de pós-graduação e de graduação (estes últimos em coautoria com um professor-orientador) em espanhol, italiano, inglês e português.

Por ano, são publicadas quatro edições, dois Dossiês (as Edições Abr.-Jun. e Out.-Dez. de cada ano) e duas de Temática Livre (as Edições Jan.-Mar. e Jul.-Set. de cada ano).

 

Políticas de Seção

Dossiê

A seção DOSSIÊ recebe textos que estão de acordo com a temática específica do o dossiê de cada edição, a ser informada em chamadas divulgadas pela Revista em sua aba “Notícias”. São publicados dois Dossiês por ano: o primeiro na Edição referente ao trimestre Abr.-Jun. de cada ano, o segundo na Edição referente ao trimestre Out.-Dez. de cada ano.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos Literários

A seção ESTUDOS LITERÁRIOS acolhe produções acadêmicas de temática livre, em fluxo contínuo, da área de Letras-Literatura. Esses textos são publicados em edições de Temática Livre, sendo duas a cada ano: a primeira Edição referente ao trimestre Jan.-Mar de cada ano, a segunda Edição referente ao trimestre Jul.-Set. de cada ano.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

A seção RESENHAS publica resenhas descritivas ou críticas de publicações acadêmicas e literárias da área de Letras-Literatura. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em até duas edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista, não sendo ultrapassado o período de um ano após a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Criação

A seção CRIAÇÃO abre espaço para textos curtos, em prosa ou em verso, selecionados pela Revista. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ilustração de Capa

A Entrelaces recebe propostas de ILUSTRAÇÃO DE CAPA. As propostas de ilustração podem ser feitas tanto para os Dossiês, com chamada específica divulgada em nossa aba “Notícias”, quanto para as Edições de Temática Livre, cujas propostas podem ser feitas a qualquer momento. A Decisão acerca da escolha da capa das Edições de Temática Livre fica a cargo do Conselho Editorial da Entrelaces; já a escolha das ilustrações das capas dos Dossiês fica a cargo dos organizadores em parceria com o Conselho Editorial da Revista. Não há limite de propostas e pede-se que sejam enviados arquivos em formato de imagem.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tradução

A seção TRADUÇÃO publica traduções originais e inéditas de obras literárias ou textos críticos relevantes para a área de Letras. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em até duas edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista, não sendo ultrapassado o período de um ano após a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensino

A seção ENSINO  publica artigos e ensaios sobre o Ensino de Literatura (brasileira ou estrangeira) no Brasil ou em outros países. Esses textos podem ser publicados na edição da chamada em aberto no período da submissão ou em até duas edições posteriores, conforme decisão do Conselho Editorial da Revista, não sendo ultrapassado o período de um ano após a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Toda submissão que atenda às normas da revista será inicialmente analisada pelos editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, parentesco etc.). O editor-chefe atribuirá a submissão a um editor-assistente, para que este conduza o processo de avaliação. O editor-assistente encaminhará a submissão a, pelo menos, dois avaliadores de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Ao final da avaliação, o parecerista deverá atribuir uma nota entre 1 e 4 ao manuscrito, que será publicado se receber duas notas superiores ou iguais a 3. Textos com notas inferiores a 3 não serão publicados. Em caso de textos com notas muito discrepantes (uma nota máxima e uma nota mínima), um novo avaliador será convidado. Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação.

a) A revista Entrelaces aceita para publicação artigos, resenhas e ensaios de obras literárias em diálogo com outros campos do saber

 

Periodicidade

A Entrelaces é uma revista de publicação eletrônica trimestral. Por ano, são publicadas quatro edições, dois Dossiês (as Edições Abr.-Jun. e Out.-Dez. de cada ano) e duas de Temática Livre (as Edições Jan.-Mar. e Jul.-Set. de cada ano).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Diretrizes para Autores

FORMATO

1. O texto deve ser submetido em arquivo DOC. ou DOCX. Textos enviados em outro formato serão recusados (cf. indicações abaixo).

2. Os textos podem ser escritos em Espanhol, Inglês, Italiano ou Português.

3. O texto deve apresentar as margens superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 3cm.

4. O número das páginas deve ser inserido à margem direita, seguindo o seguinte padrão: “Margem da Página” > “Página X” > “Barra de Ênfase à Direta”; com a seguinte formatação: fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento simples.

5. A página inicial do texto deve conter apenas: Título, Resumo e Palavras-chave na mesma língua do texto.

6. Formato da página inicial:

a) Título: Somente letra inicial e substantivos próprios em CAIXA ALTA; fonte Blackadder ITC; estilo da fonte normal (Não usar negrito e/ou itálico, inclusive se houver título de obras); tamanho 40; alinhamento à direita; espaçamento entre linhas simples. Sublinhar as palavras escritas antes dos “dois pontos”. Se não houver “dois pontos” no título, todas as palavras devem ser sublinhadas.

b) Resumo na mesma língua do texto: fonte Times New Roman; estilo da fonte normal; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5.

– Palavra “Resumo/Resumen/Abstract/Riassunto/Etc.”: em negrito; somente a letra inicial maiúscula; sem acréscimo de “dois pontos” após a palavra.

– Texto do Resumo na mesma língua do texto: na linha imediatamente após a palavra “Resumo/Resumen/Abstract/Riassunto/Etc” (150 a 200 palavras).

c) Palavras-chave na mesma língua do texto: fonte Times New Roman; estilo da fonte normal; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5.

– Expressão “Palavras-chave/Palabras clave/Keywords/Parole chiave /Etc.”: em negrito; somente a letra inicial maiúscula; sem acréscimo de “dois pontos” após a palavra.

– As Palavras-chave na mesma língua do texto: na linha imediatamente após a expressão “Palavras-chave” (3 a 5 palavras, separadas por ponto final).

Obs.: Deve haver, obrigatoriamente, um espaço de uma (1) linha (no formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5) entre o Título, o Resumo e as Palavras-chave.

7. Na página seguinte, iniciar o texto propriamente dito no seguinte formato:

a) Fonte: Times New Roman, estilo da fonte normal, tamanho 12.

b) Espaçamento entre linhas: espaçamento 1,5 ao longo do texto; espaçamento 1,5 entre partes, tabelas, ilustrações, etc; espaçamento 1,5 entre títulos/subtítulos e texto; espaçamento 1,5 para resumo na mesma língua em que o texto foi redigido; espaçamento simples para resumo em língua estrangeira; espaçamento simples, tamanho 10, antes e depois das citações com 4 linhas ou mais.

c) Recuo para indicar parágrafos: recuo especial, primeira linha, por 2 cm.

d) Para citação:

– de até três linhas: citar entre aspas no próprio parágrafo, indicando, entre parênteses, nome do autor em caixa alta, ano da obra e número da página;

– de quatro linhas ou mais: citar em destaque, parágrafo próprio, espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho 10 e recuo à esquerda de 4 cm, indicando, entre parênteses, nome do autor em caixa alta, ano da obra e número da página.

e) Para anexos:

– devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem recuo e sem numeração.

f) Para títulos e subtítulos:

– Título do trabalho: Somente letra inicial e substantivos próprios em CAIXA ALTA; fonte Blackadder ITC; estilo da fonte normal (Não usar negrito e/ou itálico, inclusive se houver título de obras); tamanho 40; alinhamento à direita; espaçamento entre linhas simples. Sublinhar as palavras escritas antes dos “dois pontos”. Se não houver “dois pontos” no título, todas as palavras devem ser sublinhadas.

– Resumos, Palavras-chave, na mesma língua do texto ou em língua diferente: em negrito, iniciais maiúsculas, sem acréscimo de dois pontos.

– Título em língua estrangeira, diferente da língua do texto: centralizado, em negrito, caixa alta, tamanho 14.

– Título de obra no corpo do texto, no Resumo, nas Palavras-chave e no Subtítulo: iniciais maiúsculas, estilo itálico.

– Título de obra no título do trabalho: apenas iniciais maiúsculas, sem negrito ou itálico.

– Referências: em negrito, iniciais maiúsculas, sem acréscimo de “dois pontos” após a palavra “Referências” (não incluir a palavra “Bibliográficas”).

g) Para Epígrafes: fonte Times New Roman; estilo da fonte itálico; tamanho 10; espaçamento entre linhas simples; alinhamento à direita; parágrafo recuo à esquerda 4cm; com indicação de autoria entre parênteses.

"Não importa tanto o tema da tese quanto a experiência de trabalho que ela comporta."

(Umberto Eco)

 

8. O Título, o Resumo e as Palavras-chave em língua estrangeira, diferente da língua do texto, devem vir ao final do texto, na última página, em fonte Times New Roman, segundo o formato abaixo:

a) Título em língua estrangeira, diferente da língua do texto: fonte Times New Roman; CAIXA ALTA; tamanho 14; alinhamento centralizado; espaçamento entre linhas 1,5.

b) Resumo em língua estrangeira, diferente da língua do texto: duas (2) linhas (no formato: fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5) após o Título em língua estrangeira:

– Palavra “Resumen/Abstract/Riassunto/Resumo/Etc.”: letras iniciais maiúsculas; fonte Times New Roman; em negrito; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; sem acréscimo de “dois pontos” após a palavra.

– Texto do “Resumen/Abstract/Riassunto/Resumo/Etc.”: fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas simples.

c) Palavras-chave em língua estrangeira, diferente da língua do texto: uma (1) linha (no formato: fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5) após o Resumo:

– Expressão “Palabras clave/Keywords/Parole chiave/Palavras-chave/Etc.”: letras iniciais maiúsculas; fonte Times New Roman; em negrito; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; sem acréscimo de “dois pontos” após a palavra.

– As “Palabras clave/Keywords/Parole chiave/Palavras-chave/Etc.”: na linha imediatamente após o resumo em língua estrangeira; fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas simples.

9. Os artigos poderão ter, após a formatação padrão da revista, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 20 páginas, incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas, figuras e anexos. As resenhas, no mínimo, 3 e, no máximo, 7 páginas. Os textos literários (poemas, contos, crônicas, etc.) devem ter, no máximo, 15 páginas.

10. No momento de submissão do texto no sistema, o(s) autor(es) deve(m) informar, no espaço apropriado, detalhadamente:

a) Nome.

b) Formação acadêmica.

c) Filiação institucional (cidade, estado e país).

d) E-mail.

e) As informações acima não devem constar, em hipótese alguma, no corpo texto.

f) O nome do coautor deverá ser indicado no ato da submissão, seguindo-se os mesmos passos acima. Caso a indicação de coautoria não seja feita no ato da submissão, a inclusão de coautor não poderá ser feita durante o processo de avaliação/edição/publicação.

 

ARTIGOS EM DOSSIÊ E TEXTOS DE TEMÁTICA LIVRE:

1. A apresentação do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:

a) Título na mesma língua do texto.

b) Resumo na mesma língua do texto..

c) Palavras-chave na mesma língua do texto..

d) Texto do trabalho (a divisão em tópicos - Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, etc. - não é obrigatória, ficando a cargo do autor a estrutura que deseja dar ao corpo do seu texto).

e) Referências.

f) Título em língua estrangeira, diferente da língua do texto.

g) Resumo em língua estrangeira, diferente da língua do texto..

h) Palavras-chave em língua estrangeira, diferente da língua do texto..

2. Os trabalhos que não seguirem a ordem indicada ou deixarem de apresentar alguns dos itens apontados serão desconsiderados para o processo de avaliação e devolvidos ao autor.

3. A norma de padronização adotada pela Entrelaces é a ABNT. As formas de citação no corpo do texto devem seguir a indicação autor-data. Por exemplo: (BENJAMIN, 1994, p. 15). Não serão aceitos textos com referências em nota de rodapé ou que não atendam ao formato autor-data.

4. Citações em língua estrangeira: no corpo do texto, deve constar apenas a tradução do texto citado. A citação original, em língua estrangeira, caso seja imprescindível, deve ser indicada em nota de rodapé, entre aspas e em itálico. Casos específicos devem ser comunicados aos editores.

 

RESENHAS

1. As resenhas devem ter, no mínimo, 3 páginas e, no máximo, 7 páginas.

2. Na página inicial, logo após o título, as resenhas devem conter a referência completa da obra resenhada (conforme normas da ABNT), incluindo o número de páginas, em fonte Time New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas.

3. O texto da resenha deve ser escrito após espaço de duas (2) linhas abaixo da apresentação da obra resenhada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e com recuo especial por 2 cm para indicar parágrafos.

 

TRADUÇÃO

A Revista Entrelaces aceita tradução de textos literários e críticos relevantes para a área de Letras. Os textos traduzidos também serão submetidos ao processo de avaliação pelos pares, que decidirão sobre a oportunidade e a conveniência de sua publicação. As traduções devem seguir o formato dos artigos ou das resenhas, quando couber, caso não seja possível, deverão seguir o padrão abaixo:

1. Título em CAIXA ALTA, em negrito, centralizado, tamanho 12.

2. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, recuo especial por 2 cm para indicar parágrafos, alinhamento justificado.

3. Subtítulos, quando houver, em negrito, alinhamento justificado, somente inicial maiúscula.

4. Os textos devem ter, no mínimo, 1 página e, no máximo, 20 páginas.

 

IMAGENS

1. As imagens que constam nos artigos precisam ser enviadas em JPEG (.jpg) e em alta resolução (300 dpi). Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

2. As imagens precisam ser enviadas separadamente dos textos, como arquivo de Documento Suplementar, de acordo com os passos indicados no processo de submissão dos textos pelo sistema. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

3. Os autores deverão indicar obrigatoriamente as fontes completas de cada figura. Os textos que não atenderem a esse padrão serão recusados.

4. Ilustrações, gráficos, tabelas etc. devem conter informações sobre as respectivas legendas e fontes (quando não são originais).

5. A Entrelaces somente publicará imagens que estiverem acompanhadas das autorizações de uso, se for o caso.

 

REFERÊNCIAS

As referências devem seguir a norma NBR 6023 da ABNT e ser apresentadas no fim do texto, em ordem alfabética, alinhamento à esquerda, espaçamento simples com um espaço entre as referências, conforme os modelos apresentados a seguir:

• Livro: devem-se indicar nome do autor, título do livro em negrito (subtítulo sem negrito), cidade de publicação, editora e ano da publicação.

JAMESON, F. O marxismo tardio. São Paulo: Unesp, Boitempo, 1997.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria do romance. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1999.

AUGÈ, M. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

• Capítulo de livro: devem-se indicar nome do autor, título do capítulo (sem destaque, ou seja, sem aspas ou itálico), a preposição in (In:) e a referência completa do livro: nome do autor ou organizador, título do livro em negrito (subtítulo sem negrito), cidade de publicação, editora, ano de publicação e numeração de página do capítulo.

FOUCAULT, M. A prosa do mundo. In: FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 23-61.

BOSI, A. Vieira e o reino deste mundo. In: IANNONE, C. A.; GOBBI, M. V. Z.; JUNQUEIRA, R. S. (Org.). Sobre as naus da iniciação. Estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 13-47.

• Artigo em periódico: devem-se indicar nome do autor, título do artigo (sem aspas ou itálico), nome do periódico (em negrito), cidade de publicação, volume e número do periódico, números de páginas e ano de publicação. Antes do nome do periódico, não é necessário indicar “In:”.

SARGENTINI, V. M. O. A construção da análise do discurso: percurso histórico. Revista Brasileira de Letras, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 39-44, jul. 1999.

• Documentos eletrônicos:

BELLATO, M. A.; FONTANA, D. C. El niño e a agricultura da região sul do Brasil. Disponível em: <http://www.cntp.embrapa.br/agomet/elnino2>. Acesso em: 6 abr. 2001.

• CD-ROM:

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta, Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

• Trabalho sem indicação de autoria:

PREFACE to representative poetry on-line: version 2.0 [on-line], 1996. Disponível em: <http://library.utoronto.ca/www.utel/rp/intro.html1>. Acesso em: 17 jan. 1997.

• Trabalhos acadêmicos:

BAGNOLI, V. O direito da concorrência e sua aplicação na área de livre comércio das Américas. 2003. 275 f. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico)–Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2003.