VISLUMBRES POÉTICOS EM O VITRAL, DE OSMAN LINS

Autores

  • Mariangela Alonso Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Este artigo investiga a categoria da temporalidade poética no conto O vitral, de Osman Lins (1924-1978). Presente na coletânea Os gestos (1957), a narrativa em questão aborda os instantes líricos de revelação do casal Matilde e Antônio, a partir da decisão de registrar com um retrato a comemoração de vinte anos de casamento. Ao manipular quadros estáticos, o contista flagra a poeticidade do instante ao instaurar momentos de vibração interior dos personagens. Dessa forma, surgem nivelamentos na fatura narrativa que permitem discutir de que maneira o escritor, a partir da moldura temporal, potencializa a matéria literária, criando uma obra essencialmente poética. O paralelismo entre o tempo presente e o tempo da memória apresenta uma duplicidade acentuada pelos contrastes entre o casal: enquanto Matilde revela-se sonhadora e infantil, Antônio surge como realista, ponderado e circunspecto. Assim, este contraponto contamina a fatura narrativa, caracterizando uma temporalidade diferente da linear; subordinada ao espaço e, por sua vez, descontínua. Este procedimento favorece a análise do conto mencionado a partir da teoria de Jean-Yves Tadié (1994) acerca da narrativa poética. Ademais, serão considerados estudos referentes à fortuna crítica de Osman Lins, os quais iluminarão o tema proposto.

 

Biografia do Autor

Mariangela Alonso, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos Literários pela UNESP. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo. É autora dos livros Instantes líricos de revelação: a narrativa poética em Clarice Lispector(2013) e O jogo de espelhos na ficção de Clarice Lispector (2017).

Referências

ANDRADE, A. L. Crítica e criação: síntese do trajeto ficcional de Osman Lins. Revista Ibero-americana. vol. L, n. 126, p. 113-127, jan/mar 1984.

DAL FARRA, M, L. O narrador ensimesmado: o foco narrativo em Vergílio Ferreira. São Paulo: Ática, 1978. (Ensaios, 47).

ECO, U. Sobre uma noção joyceana. In: BUTOR, M et alii. Joyce e o romance moderno. Tradução T.C. Netto. São Paulo: Documentos, 1969. p. 53-63.

FREEDMAN, R. The lyrical novel : studies in Hermann Hesse, André Gide and Virginia Woolf. New Jersey: Princeton University Press, 1963.

FULCANELLI. O mistério das catedrais. Tradução de António Carvalho. Lisboa: Edições 70. (Col. Esfinge).

GALHOZ, M. A. O momento poético do Orpheu. Orpheu: reedição do volume 1 [1915]. Lisboa: Ática, 1971. p. 13-51.

LINS, O. O vitral. In: LINS, Osman. Os melhores contos de Osman Lins. Seleção de Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003. p. 53-55.

NITRINI, S. Um singular contador de estórias. In: LINS, Osman. Os melhores contos de Osman Lins. Seleção de Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003. p. 9-26.

TADIÉ, J. Y. Le récit poétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Estudos Literários