AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS JUNTO ÀS ATIVIDADES DE MONITORIA EM FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA

Autores

  • Iracema Matos de Melo
  • Bianca Moreira Kurita
  • Marina Fiuza Sarte
  • Tereza Cristina Marques Forte
  • Vilma Lima
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: Os monitores da disciplina de Farmacologia para Odontologia conta com o apoio de duas pós-graduandas, na co-orientação de trabalhos desenvolvidos pelo grupo de monitores, como organização de seminários e no esclarecimento de dúvidas acerca de conteúdos relacionados. Objetivo: Avaliar a importância da participação de pós-graduandos como co-orientadores de atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia para Odontologia. Metodologia: Aplicou-se um questionário aos 7 monitores, inferindo sobre a importância da participação das duas pós-graduandas, uma doutoranda em Odontologia e outra, mestranda em Farmacologia, que assistem à equipe de monitores. Resultados: Todos os monitores (100%) avaliaram a participação das pós-graduandas como efetiva, especialmente devido à grande disponibilidade para os auxiliarem em seus estudos e atividades. No que concerne à preparação e conhecimento das pós-graduandas, os monitores avaliaram como excelente (71,4%) ou boa (28,6%). Quando questionados sobre o principal motivo para suas respectivas avaliações, (71,4%) associaram ao fato das pós-graduandas serem bem preparadas acerca da matéria de farmacologia, auxiliando-os em eventuais dúvidas, o que possivelmente se deveu ao fato de serem ex-monitoras e ICs em Farmacologia, e 2 monitores (28,6%) afirmaram boa a preparação das PGs, enfatizando, contudo, seus papéis fundamentais junto à elaboração de trabalhos. Todos os monitores consideraram muito importante (71,4%) ou de importância moderada (28,6%) a participação das pós-graduandas junto às atividades de monitoria, pois a mesma otimizou as atividades de monitoria (85,7%), bem como permitiu que os monitores vivenciassem melhor a realidade da pós-graduação (14,3%). Conclusão: A participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria é efetiva e importante, podendo ser incentivada junto às monitorias das diversas disciplinas. Apoio: CAPES; CNPq.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VIII Encontro de Docência no Ensino Superior