RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL
Resumo
No primeiro semestre de meu doutorado teve início uma das atividades mais importantes do curso, a experiência da docência no ensino superior. A importância de tal atividade deve-se ao fato de que muitos doutorandos possuem pretensões acadêmicas ou, como é meu caso, já lecionam em alguma Instituição de Ensino Superior.Assim, é essencial que haja um mínimo contato com o quefazer do professor dessa esfera da educação, visando à familiarização e o treino em relação a tal função. A disciplina da graduação na qual auxiliei foi a de Psicologia Histórico Cultural, disciplina optativa que tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca dessa abordagem marxista provinda da Psicologia russa que tem como principal proponente Vigotski. Nesse semestre, especificamente, foi decidido entre professora e estudantes enfocar o conceito da mediação, tema fulcral para a teoria, pois é base para a compreensão da abordagem como um todo. Como meu projeto de doutorado relaciona-se com a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a professora da disciplina é também minha orientadora, um dos principais objetivos de meu estágio (além da experiência com a docência) é a aproximação com esse aspecto mais prático da teoria em questão, já que uma das propostas da disciplina era aproximar a teoria da prática. A metodologia utilizada na disciplina é de cunho participativo. A professora, a orientanda de mestrado dela e eu estimulamos a participação dos estudantes na própria apresentação dos conteúdos. Quanto aos resultados, considero que compreendi melhor o processo de ensino-aprendizagem relacionado com essa teoria e com a própria experiência do ensino superior.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
VIII Encontro de Docência no Ensino Superior
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