A PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA COMO MOBILIZADOR DO ESTADO DE FLUXO: EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA
Resumo
O objetivo desse trabalho é descrever como a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), com base na perspectiva construcionista, favorece o estabelecimento do Estado de Fluxo, a partir da experiência vivenciada por licenciandos da disciplina Tecnodocência no semestre 2016.1. Diante de um contexto permeado pelo boom tecnológico, fator que interfere e é interferido pelo âmbito educacional, faz-se necessário que o docente repense os modos de utilizar as TDICs em seu fazer profissional. Na perspectiva construcionista o educando é o centro, produzindo informações por meio dos recursos utilizados e da mediação do docente em um processo em espiral, não correlacionando-se o ensinar ao transmitir. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso com observação espontânea da disciplina Tecnodocência, em que dois grupos interdisciplinares desenvolveram aula utilizando as TDICs, sendo incluído o momento de debate coletivo, no qual discentes e docentes emitiram suas considerações acerca do apresentado. A pesquisa subdividiu-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Relacionou-se os dados obtidos com as categorias que permeiam o estudo. Constatou-se que quando os grupos analisados, pautaram-se na perspectiva construcionista, houve um aumento significativo no engajamento. No momento de debate foi enfatizado que a atividade de construção de MEMEs e a de construção de fanfics mobilizou o estabelecimento do Estado de Fluxo, caracterizado pelo momento em que o indivíduo entra em um estado de imersão plena, perdendo a noção temporal, fator evidenciado quando o tempo para a realização das atividades foi finalizado e alguns discentes permaneceram engajados. Desse modo, observa-se que a utilização das TDICs como ampliadoras de possibilidades para a construção, e não para a transmissão de conhecimentos, favorece o estabelecimento do Estado de Fluxo, elemento interessante de ser buscado pelo docente em sua atuação.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
II Encontro de Tecnodocência
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