APLICAÇÃO DO FACEBOOK PARA A DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS PELOS ALUNOS DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Wiviany Silva de Almeida
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima
  • Renata Viana Brigido de Moura Juca

Resumo

O Brasil tem passado por transformações no seu contexto educacional, como a criação de novas políticas educativas que objetivam a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em sala de aula. Muitos estudos têm demonstrado que estas tecnologias aguçam o interesse, a motivação e a criatividade dos alunos. Sendo uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, independe da categoria de ensino. O objetivo deste trabalho foi verificar o interesse e a motivação dos alunos do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará na utilização de uma ferramenta digital para a discussão de casos clínicos. A ferramenta utilizada foi o facebook. A aplicação foi realizada no mês de junho, durante dois dias, de forma on-line, por meio de um grupo fechado já utilizado pelos alunos e pelos monitores do módulo. Os alunos foram orientados a resolver um caso clínico sobre AVC, previamente elaborado, no grupo. Os alunos, após as devidas orientações, tiveram dois dias para participar do fórum e colocar as suas respostas. Este é formado por 39 membros (2 monitoras, 1 professora e 36 alunos). Durante os dois dias, houve 31 visualizações e 4 curtidas. Dos 36 alunos, apenas 2 resolveram e responderam o caso clínico. Apesar do facebook ser bastante difundido e utilizado pela sociedade que tem acesso à internet, inclusive pelos alunos que participaram deste trabalho, visto que todos têm acesso, houve pouca adesão à atividade proposta. Umas das considerações a serem feitas para a baixa motivação por parte dos alunos, é que os mesmos estavam em um período com grande carga de outras atividades e esta não era obrigatória. No entanto, apesar dos resultados prévios encontrados, a ferramenta escolhida é bastante utilizada no processo ensino-aprendizagem dos alunos, visto que, por meio desta, informações gerais sobre o módulo são trocadas entre os monitores, professores e alunos do módulo.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

II Encontro de Tecnodocência