RESOLUÇÃO DE UMA QUESTÃO DE GEOGRAFIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Francisco Helder Braga Lôbo Filho
  • Francisco Renato da Silva Soares
  • Gabriela Teles
  • João Ítalo Mascena Lopes
  • Luciana de Lima

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a resolução de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na área da Geografia, realizada no Curso de Extensão Tecnodocência, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre 2016.1. Trabalhou-se Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) que têm sido destaque na atualidade, pelo fato de estarem, quase sempre, inseridas no contexto do aluno e podem ser um diferencial em relação aos métodos tradicionais de ensino. Para esta prática, buscou-se uma questão do ENEM com a temática Fontes de Energia, e, a partir disso, analisou-se os itens disponíveis, de modo que os recursos utilizados possibilitassem a compreensão do que estava sendo destacado. A atividade foi realizada em três momentos principais. Inicialmente, utilizou-se a questão do ENEM e procurou-se possíveis tecnologias que tratassem dos conteúdos nela presentes, como vídeos e sites extraídos da internet, e, assim, proporcionassem resolução para a indagação. Na sequência, gravou-se uma videoaula com o passo-a-passo da resolução da atividade fazendo-se uso das TDICs, para posterior divulgação na internet. Finalmente, a atividade foi realizada por meio de aula, para alunos dos cursos de Licenciatura da UFC. A aula se diferenciou por proporcionar a interação dos alunos para a resolução da questão. Além disso, notou-se que, com a utilização dos recursos, houve facilidade para concluir a atividade. Este momento também foi gravado e disponibilizado no YouTube, no canal da Tecnodocência, e intenciona a visualização por parte dos alunos do Ensino Médio, que buscam aprovação no ENEM. Pode-se perceber que o uso das TDICs vinculadas à docência na área da Geografia, apesar do contexto informacional atual, ainda é escasso ou pouco satisfatório. Por outro lado, vê-se a possibilidade de caminhos promissores a serem enveredados a partir da produção de recursos digitais voltados para atender às necessidades factuais do docente em Geografia.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

II Encontro de Tecnodocência