A FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA SOB A VISÃO DE UM PROFISSIONAL HUMANIZADO
Resumo
INTRODUÇÃO: A elevada incidência do câncer está relacionada com diversos fatores, tornando-a complexa e de difícil tratamento. O paciente oncológico necessita da assistência de diferentes profissionais, dentre eles o Fisioterapeuta Oncológico que atua na prevenção de efeitos colaterais, na preservação funcional de órgãos e sistemas, no alívio da dor e na melhora da qualidade de vida do paciente. OBJETIVO: conhecer o objeto de estudo da Fisioterapia Oncológica por meio das percepções e experiências de um renomado fisioterapeuta. METODOLOGIA: a amostra da pesquisa foi composta por um Fisioterapeuta Daniel Salgado Xavier, especialista em Fisioterapia Oncologia pela Fundação A/C Camargo. A obtenção dos dados ocorreu por meio da plataforma Lattes e das respostas a um questionário produzido pelos entrevistadores. A comunicação com o entrevistado deu-se através de e-mail. RESULTADOS: a partir das respostas do profissional supracitado, observou-se as dificuldades na formação do Fisioterapeuta em Oncologia e a sua importância no tratamento do paciente neoplásico, uma vez que o Fisioterapeuta está em constante contato com o indivíduo em tratamento, proporcionando melhorias em seu quadro de saúde, sendo esta resposta à intervenções físicas realizadas por esse profissional, assim como ao suporte psicológico por ele oferecido. CONCLUSÃO: a Fisioterapia Oncológica é importante para o processo terapêutico humanizado em pacientes com neoplasia, porém ainda existe pouca literatura cientifica relacionada a essa especialista. Faz-se necessário destacar, que o Fisioterapeuta Daniel Salgado Xavier mostrou-se um profissional humanizado, ciente de suas responsabilidades e otimista no desenvolvimento da referida especialidade e, portanto, um exemplo de profissional a ser seguido.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
IX Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.