CONHECENDO O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA NO IPREDE SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Robert Alves Gomes
  • Paulo Henrique da Silva Barros
  • Cassia Teixeira Ribeiro
  • Débora Larissa Souza Silva
  • Felipe Estevam da Silva
  • Milena Marcintha Alves Braz

Resumo

A oportunidade de conhecer uma instituição que promove a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância nos foi propiciada durante a disciplina de Métodos de Pesquisa e Análise Qualitativa, do curso de Gestão de Políticas Públicas. A instituição escolhida como Lócus de estudo foi o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), Organização Não Governamental que tem a missão de promover a saúde da criança, do adolescente e de suas famílias, com ênfase na nutrição e no desenvolvimento humano, atendendo a crianças desnutridas segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do estudo foi identificar as ações que o IPREDE desenvolve para reverter à desnutrição infantil, bem como, se essas ações repercutem nos hábitos alimentares orientados durante o tratamento e se têm continuidade no âmbito doméstico, assim, propiciando entender como o Programa desenvolve a interação das mães com os filhos. O estudo foi realizado com abordagem qualitativa, privilegiando o método da observação participante. Como instrumental de coleta de dados foram realizadas entrevistas abertas com os coordenadores da instituição no intuito de obter informações que comprovem ou não as questões iniciais. Ao fim da investigação, por percebemos a efetividade do Programa no combate a desnutrição, acreditamos ser necessário o investimento em políticas públicas que atendam as crianças na primeira infância, pois o acompanhamento nutricional na primeira infância garante que essas crianças cresçam e evoluam cognitivamente mais rápido e com maiores possibilidades de participação social. Isso se faz relevante, pois a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das crianças acarreta em benefícios em longo prazo para a sociedade.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

IX Encontro de Experiências Estudantis