"ENTOMOLOGY GO"

Autores

  • Ozilando Lima de Almeida
  • Niédja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Samya Magalhães Dias
  • Pedro Felipe de Oliveira Olinda
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

Na década de 1990, uma série de animação japonesa chamada Pokémon tornou-se febre entre as crianças da época. Ela contava a história de um garoto chamado Ash, que vivia em um mundo em que existiam criaturas conhecidas como “pokemons”. Ash tinha o sonho de ser um grande treinador Pokémon, para isso ele deveria capturar e preparar seus "pokemons" para batalhas. Em julho de 2016, a empresa de software Niantic inc. em conjunto com Nintendo e The Pokémon Company tornaram disponível, para o Brasil, o jogo de realidade virtual Pokémon GO, para os sistemas operacionais iOS e Android. Este jogo tem por base a caça dessas criaturas "pokemons" que se encontram em uma realidade paralela a nossa. Utilizando-se desta nova febre mundial e adaptando-se à necessidade de caça, captura e conservação de insetos, para uma atividade obrigatória e avaliativa na disciplina AC0490-Princípios de Entomologia Agrícola, foi associada a semelhança entre "pokemons" e insetos, assim como houve a inspiração em uma foto publicada em uma rede social. Preparou-se, então, uma aula prática de caça, coleta, matança, conservação e montagem de insetos, inspirada no jogo, com o título de “Entomology GO”. A junção do jogo em epígrafe com o assunto ministrado na disciplina foi um sucesso conseguindo-se aumentar o interesse e conquistar a atenção dos alunos, criando-se, portanto, um clima favorável para o aprendizado do conteúdo dessa disciplina.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

IX Encontro de Experiências Estudantis