DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL E APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Autores

  • Ammanda Aragao Abreu
  • Fernando Paulo Ferreira Filho
  • Khalil Breno Soares Moreira
  • Lucelia Maria Santos AragÃo

Resumo

O artigo se propõe a analisar a importância das dinâmicas em grupo nos processos seletivos e inserir a utilização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa nesse contexto. Tem-se como hipótese que alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa já estão inseridos em algumas atividades de dinâmicas em grupo, como por exemplo, em “quebra gelos” e atividades que possuem metas coletivas ou que estimulam o trabalho em equipe, mas não são esquematizados de acordo com a estrutura da metodologia que será abordada nesse trabalho. Acredita-se, portanto, que o conhecimento e o completo uso dos pilares possibilita uma melhor análise comportamental dos candidatos, proporcionando um nível maior de acerto no momento da seleção. A metodologia adotada será uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do uso de dinâmicas em grupo, dos tipos de dinâmicas mais utilizadas, de quais aspectos são analisados e de como os pilares da Aprendizagem Cooperativa podem ser inseridos ou consolidados nelas. Será realizada, também, uma comparação dos processos seletivos em geral com o processo seletivo para bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Ao final do trabalho, espera-se ter um estudo consistente sobre as vantagens da utilização da metodologia da Aprendizagem Cooperativa e os resultados que ela pode trazer. Bem como, sugerir ideias de como utilizá-la ou consolidá-la em dinâmicas em grupo de processos seletivos.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

VIII Encontro de Aprendizagem Cooperativa