INICIAÇÃO AO VIOLONCELO COLETIVO NO PROJETO SOCIAL JACQUES KLEIN, DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Ana VitÓria Santos Silva
  • Liu Man Ying

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências desenvolvidas e trabalhadas no ensino coletivo de violoncelo no projeto de música Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza, que atua como projeto de extensão na Universidade Federal do Ceará, tal como as ferramentas e a metodologia usadas para facilitar o entendimento e o aprimoramento individual e comum dos alunos. Para um melhor aproveitamento por parte dos alunos e do tempo que era disponível, foram divididas três turmas, com o mesmo tempo de duração cada (aproximadamente uma hora), e trabalhadas de forma a aproveitar cada parte de sua homo e heterogeneidade. Foram utilizadas músicas do método Suzuki, de Shinichi Suzuki, e o método All For Strings, de Gerald E. Anderson and Robert Frost, tanto nas turmas iniciantes como nas mais avançadas tecnicamente. Percebeu-se, então, que a decisão pelo ensino coletivo foi a melhor escolha, pois havia uma maior interação entre os alunos, tornando a aula cada vez mais enérgica e despertando o senso de coletividade por parte dos alunos, pois eles acabam se ajudando mutuamente, de forma a reconhecer e respeitar o espaço do outro. Algumas atividades lúdicas foram realizadas, como a construção de partituras feita de canudo de plástico, por exemplo. O esperado é conseguir utilizar os resultados obtidos em futuros projetos, oficinas e até mesmo na elaboração de artigos sobre esse tema.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

III Encontro de Cultura Artística