A ARTE DE ESCREVER POR IMAGENS: AS GRAVURAS DE POTY LAZZAROTTO E O TEXTO LITERÁRIO

Autores

  • Vicky TemÓteo NÓbrega de Castro
  • Gabriela Frota Reinaldo

Resumo

Diversas etapas de leitura, criação e fabricação são relevantes para a construção da ilustração de um texto literário. Elementos narrativos e plásticos do texto são interpretados para a linguagem imagética. Ao transformar o texto literário em ilustração, o artista plástico, gravador e ilustrador brasileiro Poty Lazzarotto se depara com limitações e resistências do objeto manipulado, que, por sua vez, também o transforma ao longo do processo. Neste artigo, discutimos sobre o gesto de gravar, transcendendo as reflexões de Vilém Flusser (filósofo nascido tcheco e naturalizado brasileiro) sobre a perfídia do objeto e o gesto de fabricar, como também elucidamos o conceito de narrativa da imagem proposto por Alberto Manguel. Desse modo, propomos que Poty ao gravar/ilustrar o texto literário realiza uma escrita por imagens. Esse trabalho reflete sobre essas questões a partir do conceito de tradução intersemiótica, de Júlio Plaza, que se apoia na semiotica de Charles Sanders Peirce e é um recorte de uma pesquisa de mestrado, orientada pela professora Gabriela Reinaldo, sobre as ilustrações de Poty Lazzarotto à obra Corpo de Baile, do escritor mineiro João Guimarães Rosa, publicada pela editora José Olympio. Acreditamos que essa exposição nos Encontros Universitários 2016 da Universidade Federal do Ceará deve contribuir positivamente para a nossa investigação de mestrado. Essa pesquisa está ligada aos estudos de tradução e de imagem no PPGcom.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

IX Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação