10 ANOS DE BORBOLETÁRIO: CONHECENDO O PROJETO CORES DA NATUREZA

Autores

  • Francisca Thais Gomes da Cruz
  • Niédja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Maria Edilene Alves de Melo
  • Maria Vitória Mendes Cordeiro
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

O Borboletário Didático da Universidade Federal do Ceará (UFC) surgiu em 2006 como um empreendimento idealizado pelas professoras Niedja Goyanna e Priscila Holanda, estando inserido no Projeto Cores da Natureza. Desde então, o projeto é coordenado pela professora Niedja e vinculado ao Depto de Fitotecnia/CCA/UFC. Criado com o intuito de promover a educação ambiental e auxiliar a comunidade acadêmica em seus estudos e pesquisas, além da comunidade em geral, o projeto Cores da Natureza-Borboletário situa-se nas dependências da horta didática, no Campus do Pici. O projeto conta com diversos bolsistas e voluntários atuando diariamente na realização das atividades que vão desde a captura de espécimes, propagação e cultivo de plantas hospedeiras e nectíferas, até a alimentação das lagartas, bem como a recepção de visitantes que por vários motivos vêm conhecer o ambiente e o trabalho realizado. Entre os principais interessados na iniciativa, estão o(a)s professores(as)e as escolas. Mensalmente, o projeto recebe grupos de alunos buscando conhecer e aprender, de forma dinâmica, o ciclo de vida das borboletas existentes alí. Além disso, a ação está aberta a receber toda a comunidade. No borboletário é possível encontrar borboletas de diversas espécies, como a Hamadryas amphinome e a Papilio thoas brasiliensis, conhecidas como "estaladeira" e "borboleta caixão-de-defunto", respectivamente. Os espécimes criados no local são devidamente manejados pelos bolsistas que recebem, de antemão, orientações da coordenadora do projeto, além de buscarem, por si só, aprofundar-se nos conhecimentos acerca delas e de suas plantas hospedeiras. Ao longo de 10 anos, o projeto Cores da Natureza-Borboletário contribuiu para a formação de vários universitários que por lá passaram, como também transpôs os limites da Universidade ao recepcionar as diversas escolas e pessoas, sempre divulgando os conhecimentos obtidos com tais atividades.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica