A AVALIAÇÃO DO MEC NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: O CASO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Bruna Mendes Forte
  • Eduarda Siebra Silva
  • Francisco Jorge Costa de Alcântara
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra

Resumo

A construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma instituição de ensino superior dependem da qualificação com que a educação é tratada na mesma. Nos últimos anos verificou-se uma elevada expansão do ensino superior no país, e como consequência foi criado um sistema reformulado de avaliação das IES (Instituições de Ensino Superior) que levasse em conta a informação, avaliação e supervisão das condições infraestruturais, didáticas e pedagógicas. Ao decorrer da bolsa de Iniciação Acadêmica foram realizadas atividades direcionadas principalmente no que diz respeito a importância dessa avaliação nos cursos de graduação, e a preparação e levantamento da documentação necessária, exigida nos critérios de qualificação do MEC para o curso de Biblioteconomia. Dentre tais documentos, encontram-se as produções acadêmicas, projetos de extensão e artigos publicados em congressos pelo corpo docente do referido curso. Atuando nessa preparação, tivemos a oportunidade de operar na busca direta pelo material necessário . Destarte como resultado tivemos uma carga de aprendizado, seja material, no que tange ao conteúdo das próprias produções, ou formal, que está relacionado ao próprio método científico. Concluímos que a importância dessa avaliação transpassa uma análise qualitativa e quantitativa, pois com resultados obtidos é possível formular políticas públicas voltadas para a melhoria da educação superior

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica