ABORDAGEM PIKLERIANA: A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DA CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Priscylla Davila Marques
  • Dayane Ribeiro dos Santos
  • Maria Lucivânia Laís da Silva
  • Iara da Silva Nogueira
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

Este projeto de pesquisa intitulado “Os cuidados e o brincar livre entre as crianças de 0 a 3 anos na abordagem pikleriana”, é orientado pela Professora Cristina Façanha, e tem como objetivo investigar a abordagem pikleriana que teoriza sobre a importância dos cuidados com os bebês de 0 a 3 anos. A metodologia utilizada foi a formação de um grupo de estudos com encontros semanais, onde fazemos pesquisas em livros e nas mídias digitais, com a pretensão de transformamos a teoria em prática. Emmi Pikler, foi uma médica pediatra húngara que enfatizou a importância da autonomia da criança desde os primeiros meses de vida, que se dá por meio da liberdade de movimentos, do brincar livre do bebê com o olhar atento e cuidados de um adulto que acredita em seu potencial e organiza o ambiente de forma que a criança se sinta protegida e segura, ou seja, quando ela necessitar de ajuda, possa tê-la garantida imediatamente. Assim como Pikler, Anna Tardos, Judit Falk e outros autores, defendem a concepção dos bebês como seres ativos, capazes de desenvolver seus movimentos livremente sem ajuda direta de um adulto. Para isso, os ambientes deverão ser lugares espaçosos, adaptados à sua liberdade e muito bem provido de brinquedos. Essa teoria é importante não só para o desenvolvimento psicomotor, mas também intelectual e afetivo, pois além de se tornar um ser mais hábil e explorador, a criança poderá estruturar uma personalidade competente, ou seja, desenvolverá a segurança afetiva, a consciência e a auto estima. Para tanto, a frequência e a valoração do adulto em relação às atividades autônomas são imprescindíveis para que seu desenvolvimento seja satisfatório.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica