ENSINO E PRÁTICA DE CONJUNTO DE VIOLÃO NA CAMERATA DE VIOLÕES DO PROJETO JACQUES KLEIN

Autores

  • Dhiego Alves da Silva
  • Liu Man Ying

Resumo

Título: Ensino e prática de conjunto de violão na Camerata de Violões do projeto Jacques Klein Partindo das atividades desenvolvidas no projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, vinculadas à Bolsa de Iniciação Acadêmica (PRAE), este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas na Camerata de Violões do projeto Jacques Klein, vinculado ao Instituto Beatriz e Lauro Fiúza e a Fundação Carlos Pinheiro, analisando o processo de ensino de violão bem como a prática de conjunto de violões. A partir da experiência dos alunos apresentaremos os métodos de ensino de violão utilizados nas aulas, que se utiliza de peças escritas para violão visando apropriação da grafia musical (partitura) e técnica violonística, repertório, que se constitui de peças eruditas escritas para violão e canções já consagradas na cultura popular que foram arranjadas para o repertório do grupo, rotina de ensaios com enfoque na prática coletiva como parte da formação do violonista. E partindo da experiência pessoal de cada aluno faremos uma breve análise da relevância do ensino de música em comunidades de risco, visto que o projeto atua em comunidades carentes da periferia de Fortaleza, atendendo a crianças e adolescentes. Como atividade vinculada a um projeto de extensão do curso de licenciatura em música, esse trabalho também contribuirá para a formação do professor de música, atuante nas escolas públicas da cidade de Fortaleza.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica