EXPOSIÇÃO DO VIVEIRO EDUCACIONAL DE LEPIDÓPTERAS A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jean Wesley Paulino Viana
  • Thiago Ferreira Cavalcante
  • Niedja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Felipe Cesar de Aquino Diogo
  • Ozilando Lima de Almeida
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

O projeto Cores da Natureza/Borboletário tem objetivos como a pesquisa, a preservação de espécies de lepidópteras e, também, receber visitas técnicas de escolas e/ou projetos cujo o interesse obter conhecimento sobre Entomologia. O projeto Percursos Urbanos/BNB com a inciativa de proporcionar visitas técnicas em projetos de Fortaleza, trouxe a escola Bom Samaritano para uma visita ao Borboletário/UFC/Campus do Pici. Conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas e mostrar como os lepidópteros são um dos principais agentes para propagação de várias espécies vegetais por serem agentes polinizadores, são objetivos do projeto Borboletário. Porém, na fase larval, deve-se ter cuidado pois dependendo da fonte de alimento podem ser reconhecidas como pragas, consumindo plantações em velocidades extremas. A escola Bom Samaritano trouxe uma turma com 40 crianças, que divididas em dois grupos: meninas e meninos. As alunas foram para o Borboletário conhecer as dependências do projeto, observar as espécies de borboletas e mariposas em cada estágio, desde o ovo até a fase adulta e conhecer suas plantas hospedeiras, onde elas fazem oviposição e onde as lagartas se alimentam das folhas. Os alunos foram a uma aula teórica onde foi explicado, de forma geral, sobre os insetos (diferenciando-os de outros animais comumente confundidos por eles) e sua importância no meio ambiente. Também foi explicado o ciclo de vida dos lepidópteras. Depois, foram levados à horta didática da Universidade, onde conheceram o minhocário, e puderam observar as diferenças entre minhoca e lagarta. Além de conhecer como alguns dos alimentos que consomem diariamente são cultivados. No final, alunos/alunas conceberam um conhecimento amplo e um sentimento de zelo maior pelo meio ambiente, além de poder levar para a escola uma pupa para assim, acompanharem a metamorfose até a fase adulta.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica