FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO SOBRE VIVENCIAS NOS PRIMEIROS SEMESTRES

Autores

  • Samuel Paulo Lopes dos Santos
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O perfil do profissional de Educação Física deve estar baseado nas várias experiências de ensino e aprendizagem que ele teve em seu curso de formação, pois, devido as múltiplas possibilidades que o curso proporciona, ele se torna um agente pedagógico, social e cultura. É a experimentação logo nos semestres iniciais do curso que proporciona ao aluno o melhor conhecimento do seu futuro profissional. pois chega com visões parciais e até preconceituosas sobre um ou outro aspecto do curso. Assim, atividades que o levem à um aprofundamento, seja teórico ou pratico, influenciam de maneira positiva na visão que esse aluno terá da sua formação em diante, sendo assim o LEPPEF conta com projetos de graduação e iniciação acadêmica que levam a essa formação, tem como objetivo, a pesquisa na área de educação física escolar, juntamente com a promoção da integração e interação dos alunos, seja com professores ou com a instituição. Uma das ações nesse sentido é o formar-cine, que leva aos alunos, em forma de filmes, temáticas que são pertinentes a essa formação inicial, todos conduzidos por professores capacitados e que mantem um diálogo aberto com esses alunos, tirando duvidas e levantando questões que permitam ao aluno refletir sobre suas ações acadêmicas. Outro ato marcante são os seminários e oficinas promovidas com esse mesmo intuito, o de levar saberes e experiências pra essa formação, além dos eventos que são organizados pelo laboratório, sendo o mais recente o do dia do profissional de Educação Física, o 1º de Setembro, que contou com atividades que envolviam o meio tecnológico como uma ferramenta de socialização entre os alunos. Com isso torna-se claro que ações e projetos que levem um aprofundamento de conhecimentos ao aluno nos seus anos iniciais, bem como atividades que levem a uma interação aluno-professores-instituição, ocasionará á formação de profissionais capazes de agir e interagir positivamente na sua vida acadêmica e profissional em diante.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica