O BORBOLETÁRIO COMO UM PRINCÍPIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria Edilene Alves de Melo
  • Niédja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Maria Vitória Mendes Cordeiro
  • Francisca Thais Gomes da Cruz
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

O Borboletário, fundado em 2006 pela Profª e Coordenadora Niédja Goyanna Gomes Gonçalves e a bióloga Priscila Holanda,vem atraindo a atenção de visitantes, turistas e estudantes de vários níveis de escolaridade, objetivando conhecer as borboletas, seu papel no ambiente e as pesquisas pertinentes.Situado no Campus do Pici/UFC,ressalta-se a importância desse projeto sustentável e sócio-ecológico sobre o conhecimento das espécies lepidópteras.As visitas, dantes agendadas, são realizadas de forma bastante didática, fazendo-se uma sondagem do nível de conhecimento dos visitantes sobre as borboletas, complementando-se com teorias em linguagem acessível. Depois, na prática, os visitantes observam in vivo as borboletas em todas as fases de desenvolvimento, além de contemplarem coleções de borboletas em caixas entomológicas, e ainda, lagartas, pupas e ovos em plantas hospedeiras.Após apresentar a logística do ambiente, encaminha-se as visitas a outros locais(minhocário, horta didática, compostagem etc.) onde enfatiza-se a importância do sistema ecológico-sustentável e a interação do meio com a entomofauna e destacando-se, também, a propagação de plantas. Finalizada a visita, os visitantes deixam o espaço com novos conhecimentos na área de Ciências, Ecologia, Biologia, Entomologia,enfim, conhecimentos gerais e específicos em lepidópteros. Percebe-se como é importante a vivencia do público em espaços como esses na Universidade gerando conscientização ambiental e sentimentos positivos, incutindo nas pessoas a responsabilidade pela preservação do ambiente e como elas influenciam os ecossistemas. É elevado o grau de satisfação dos visitantes ao visitarem o projeto. Assim, trabalha-se para aprimorar, reformar e renovar o Borboletário para que se possa atender a grande demanda no ensino, na pesquisa e na extensão.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

I Encontro de Iniciação Acadêmica