PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA DA UFC SOBRE TARTARUGAS MARINHAS
Resumo
Tartarugas marinhas são répteis cosmopolitas classificados em 7 espécies, das quais 5 tem registro no Brasil. Atualmente todas apresentam alto grau de vulnerabilidade e sofrem inúmeras ameaças, especialmente em decorrência de interações com a pesca e em consequência da poluição ambiental. O presente trabalho objetivou medir o grau de conhecimento dos discentes do curso de bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, no intuito de registrar ocorrências de tartarugas marinhas, bem como levantar dados que auxiliem na elaboração de material didático para ser usado em ações de sensibilização ambiental. Foram aplicados, via eletrônica, questionários padronizados sobre a percepção dos alunos em relação às tartarugas marinhas. De um total de 34 estudantes, a maioria afirmou ter pouco conhecimento sobre o assunto (38,2%), ou conhecimento razoável (26,5%). Sobre as espécies existentes, a maioria não soube precisar o número delas (52,9%) e também não sabe identificá-las (44,4%). Cerca de 60% disse já ter visto alguma tartaruga marinha, e na maioria das vezes foi encontrada morta (66,7%). A grande maioria dos alunos (91,2%) disse que sabe que as tartarugas estão ameaçadas de extinção em decorrência principalmente de interações com a pesca e em virtude da poluição marinha. Podemos concluir que os estudantes têm um conhecimento satisfatório sobre as tartarugas marinhas, mas que este conhecimento ainda pode ser melhorado. Grande parte dos estudantes tem consciência de que as tartarugas são espécies vulneráveis e também têm percepção das principais ameaças que sofrem.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
I Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.