REUNIÕES CLÍNICAS INTEGRATIVAS DO CENTRO DE ESTUDOS EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA (CEATENF) : FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA DIFUSÃO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Resumo
A atuação clínica do farmacêutico vem sendo demandada intensamente. Para tanto, uma formação com esse foco se faz necessária. O Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF) busca, através de seus projetos, difundir essa área, através de estratégias acadêmicas, integrando teoria-prática assistencial com outras instituições e meio universitário. Apresentar Reuniões Clínicas Integrativas (RCI) realizadas pelo CEATENF para difundir os conhecimentos e habilidades da Atenção Farmacêutica (AF). Estudo descritivo das RCI, realizado quinzenalmente pelo CEATENF(Abril-Set/2016), no Departamento de Farmácia/UFC, envolvendo professores, farmacêuticos e alunos do CEATENF, sendo abertas para todo corpo docente, técnico e discente do Curso e convidados externos dos Serviços onde há prática da AF. A ação foi estruturada com as seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico em bases de dados (foco em Serviços Clínicos Farmacêuticos – SCF); 2) Escolha dos melhores artigos nos temas da área; 3) Definição de uma agenda para apresentação e discussão dos trabalhos; 4) Seleção dos facilitadores de cada tema; 5) Revisão prévia pelo farmacêutico do CEATENF do conteúdo a ser apresentado, de acordo com padrão técnico e normativo definido; 6)Realização das RCI, das 12:30 às 13:30h para uma maior participação. Neste momento, havia integração entre facilitador e plenária, com análise crítica e contextualização do artigo aos cenários de prática locais, além do que poderia ser melhorado. Houve ampliação do público-alvo das RCI, com a participação de farmacêuticos e residentes do Complexo Hospitalar/UFC e do Posto de Saúde Anastácio Magalhães. Foram realizadas 08 RCI, com 70 participantes até o momento. Estão ainda programados mais 06 encontros até Dezembro/2016. As RCI desenvolvidas pelo CEATENF tornaram-se estratégias fundamentais na disseminação dos SCF, aliando academia-serviços e atuando como mecanismo de aprendizado na área clínica.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
I Encontro de Iniciação Acadêmica
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