VIVÊNCIAS EM PERMACULTURA COMO UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO
Resumo
É importante o conhecimento, além da sala de aula, de alunos do ensino básico para levá-los à reflexão sobre soluções práticas diárias como o cuidado com a natureza e seus elementos, a destinação correta de resíduos produzidos pela sociedade moderna, reaproveitar materiais descartados, a preservação de coberturas vegetais e seus benefícios etc. Essa visão é repassada em visitas ao ‘Programa de Extensão’ Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura/GEPPe, criado em 2011, no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará-UFC. As temáticas compartilhadas com os visitantes e filiadas a um rol de conhecimentos cunhados desde a década de 1970 e sistematizadas por Bill Mollison e David Holmgren denomina-se Permacultura. De março a agosto recepcionou-se grupos de escolas de Fortaleza, além de alunos da UFC que se interessam pelos temas: a natureza, um convívio saudável, as atividades práticas e a criação de espaços de convivência, formas saudáveis de cultivo como produção orgânica, Sistemas Agroflorestais/SAF, design de canteiros, espiral de ervas... O objetivo da visita foi a permacultura como uma ciência e filosofia de vida, relevando-se nas atividades práticas os três princípios éticos norteadores: cuidado com a natureza, bem estar das pessoas e melhor distribuição dos excedentes. Assim, fez-se uma trilha ecológica, induzindo os alunos à reflexão sobre questões ambientais, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, tentando trazer aos jovens um vínculo maior com a natureza. Ao final, em opiniões sobre o espaço visitado registrou-se: “conviver com a natureza é uma oportunidade que faz falta nos dias de hoje”, “pude ver como a permacultura é importante a novas formas de reutilizar os materiais do próprio espaço”. Revelou-se, então, o interesse por temas como sustentabilidade e como a permacultura pode incutir nos visitantes os princípios aprendidos na prática e despertar criatividades para conviver com a natureza e as pessoas de uma forma saudável.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
I Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.