OCORRÊNCIA DE ENCALHES DE TARTARUGAS MARINHAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA ENTRE JUNHO E SETEMBRO DE 2016
Resumo
A ocorrência de encalhes de tartarugas marinhas em Fortaleza e municípios vizinhos tem sido frequente, embora ainda seja modesta a disseminação destas informações para a população em geral. Das sete espécies existentes no planeta, cinco ocorrem no Brasil, no Ceará e em Fortaleza. Quanto aos encalhes, há predominância da espécie Chelonia mydas, que tem hábitos herbívoros e visita esta região pela grande quantidade de algas. O objetivo do presente trabalho foi contabilizar os encalhes encontrados e informados ao projeto Interspesca entre junho e setembro de 2016. Foram realizados monitoramentos no litoral da área de estudo, e recebidas informações de encalhes enviadas por parceiros do projeto. Foram registrados 5 encalhes, dos quais 3 no Município de Caucaia (sendo 2 no Praia do Icaraí e 1 na Praia da Taíba), e 2 no Município de Aquiraz (1 na Praia do Presídio e 1 na Praia do Japão). Os indivíduos encontrados foram fotografados e submetidos à biometria padrão. Os animais registrados foram enterrados e suas localizações foram georeferenciadas para que possam ser resgatados e comporem a coleção biológica do grupo que conta com autorização do ICMBio/MMA para estudo e manejo destes animais. Os registros de encalhes são importantes ferramentas para estudo destas espécies vulneráveis e podem auxiliar na determinação da causa da morte destes indivíduos. Na maioria das vezes, interações com a pesca e ingestão acidental de resíduos sólidos, são as principais causas de encalhes destes animais. Estes estudos poderão fornecer importantes informações científicas que contribuirão para futuras ações de conservação destas espécies.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.