A ABORDAGEM DO ATLETISMO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Autores

  • Kelber de Oliveira Lima
  • Leandro Masuda Cortonesi

Resumo

Introdução: O Atletismo é uma das modalidades olímpicas mais antigas da história dos jogos, trabalhar esse conteúdo na escola às vezes pode ser difícil por questões de estrutura e falta de material, mas através da reutilização de alguns materiais pode-se construir e adaptar equipamentos e implementos esportivos, possibilitando a vivência do atletismo como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando à não-exclusão e promovendo vivências antes não possíveis por questões estruturais e socioeconômicas. Objetivos: Aprofundar conhecimentos sobre o atletismo nos Jogos Olímpicos com os alunos do ensino fundamental utilizando recursos e metodologias adaptados à realidade da escola pública. Metodologia: Foram aplicadas aulas teóricas e práticas sobre a modalidade, com os conteúdos de corridas, saltos, lançamentos e arremessos. Foram realizadas atividades de acordo com a possibilidade do ambiente escolar, onde utilizamos pratos de papel no lançamento de disco, cabos de vassouras para o lançamento de dardo e o lançamento de martelo foram utilizados materiais como durex, papel, areia, saco com areia e cordão para a confecção dos materiais pelos próprios alunos. Ao final promovemos competições de saltos em distancia e corrida de revezamento na quadra com bastões feitos com cabo de vassoura. Resultados: Os alunos e as alunas participaram ativamente de todo o processo desde a construção dos equipamentos até das atividades competitivas, sempre incrementando características pessoais a cada objeto construído como desenhos e decorações. Conclusão: As atividades propostas foram proveitosas para os alunos, pois além da participação da maior parte dos alunos eles puderam conhecer cada modalidade historicamente e que até hoje faz parte das Olimpíadas sem a necessidade de equipamentos oficiais e mesmo assim houve aprendizado e vivencia do esporte.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência