A ANÁLISE DE FONTES ANTIGAS NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR.
Resumo
Um dos pilares do ofício do historiador é a análise de fontes. Através delas, vestígios deixados de um passado, o historiador tenta entender as relações humanas de determinada época, guiado por perguntas feitas no presente, buscando interpretações de interesse próprio sobre o período histórico que a fonte o proporciona imergir. Quando se trata da dita "História Antiga" devemos ir muito além do estudo de fontes que por muito tempo foram as únicas relevantes, como políticas ou militares. Devemos abrir o leque para escritos e até objetos - nesse caso, com ajuda da arqueologia - de variados temas, do dramaturgo ao religioso. A razão disso deve-se a sua escassez juntamente com a noção metodológica de que para compreender o mundo antigo é necessário ir muito além da esfera política e militar. O trabalho tem como objetivo apresentar o exercício de análise de fontes antigas por alunos da disciplina de História Antiga I e os resultados finais dessas análises, apresentados durante os seminários da disciplina. Escolhida uma fonte, os alunos recebem instruções, através do auxílio da monitoria e de um suporte bibliográfico, de como analisar a fonte de forma que traga questões oportunas para o debate em seus seminários. Observando o semestre 2016.1, concluímos que as análises foram bastante proveitosas. O leque de fontes abrangeu desde escritos religiosos, dramaturgos, políticos e até biográficos, onde os alunos se apropriaram das fontes e analisaram temáticas como: gênero, trabalho, religiosidade, discussões historiográficas, dentre outras; obtendo interpretações que lhe foram oportunas, respeitando, claro, uma metodologia historiográfica. A análise de fontes antigas, embora pareça à primeira vista mais difícil do que de outros tipos, é um exercício de ofício pertinente para a formação de futuros historiadores, onde é possível levantar questionamentos sobre um passado muito distante, via onde pode-se chegar em conclusões sobre esse passado e sobre o presente que estão inseridos.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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