A CIÊNCIA VIRA ARTE NO ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL: DA LÂMINA PARA A FOTOMICROGRAFIA

Autores

  • Maria Karolina Basilio Carneiro
  • João Luiz Pinheiro Bastos
  • Jéssica Barros Arrais Cruz Lopes
  • Vanessa Ariane Silva da Costa
  • Edilane Fernandes Lima
  • Arlete Aparecida Soares

Resumo

Fotomicrografia é a técnica de obtenção de imagens ampliadas de objetos diminutos, que utiliza um microscópio acoplado a uma câmera fotográfica, possibilitando a observação de detalhes de estruturas invisíveis a olho nu. Através dela o mundo infinitamente pequeno é desvendado em uma concepção estética na qual o real se aproxima da ficção. As aulas práticas com o uso de fotomicrografias como ferramenta didática no ensino de anatomia vegetal, são importantes para ajudar a desfazer um pouco da abstração eventualmente gerada pelo conteúdo teórico. Isso vai de encontro com a teoria da aprendizagem significativa, estimulando a interação com conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva do sujeito que aprende. Nas aulas práticas de anatomia vegetal, utilizamos lâminas histológicas de alta qualidade, preparadas com historresina. Nesse trabalho abordamos, em fase inicial, o processo de produção de lâminas usadas em aulas de anatomia vegetal e, posteriormente, a obtenção de fotomicrografias obtidas pelos alunos a partir desse material. O preparo das lâminas histológicas foi realizado sob orientação do técnico do Laboratório de Morfologia e Anatomia Vegetal, sob a supervisão dos orientadores, seguindo as técnicas rotineiras de fixação, desidratação, inclusão e montagem, para diversos órgãos vegetais coletados em diferentes localidades. As fotomicrografias que foram obtidas pelos alunos durante as aulas, com o uso da câmera fotográfica do celular de cada um, compõem parte do material didático que o aluno pode carregar consigo. Elas são usadas como material de estudo e auxiliam na solução de dúvidas que por ventura surjam no decorrer da aula. Isto tem facilitado muito a aprendizagem e estimulado a interação e cooperação entre os alunos, monitores e professores ao longo do semestre. Além disso, contribui também para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo e socialização entre eles.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência