A MONITORIA NA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO DISCENTE EM SEMINÁRIOS ACADÊMICOS: UMA PROPOSTA INTERATIVA
Resumo
Introdução:O princípio norteador da avaliação dentro do contexto ensino-aprendizagem deve ser oportunizar o entendimento e a aprendizagem significativa, para que, por meio da interação de diferentes caminhos que as variadas práticas avaliativas oferecem, ocorra uma satisfatória atuação docente e o avanço no desempenho do aluno. Objetivo:Descrever a experiência da monitoria dentro de uma proposta de avaliação interativa do desenvolvimento da didática discente em seminários acadêmicos. Metodologia: Relato de experiência da monitoria na elaboração e uso de um modelo interativo de avaliação de seminários acadêmicos denominado rubrica. A rubrica foi elaborada por docentes e monitores do Curso de Fisioterapia, no módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neonatologia e Pediatria com o intuito de verificar o aprendizado imediato do conteúdo ministrado em seminários, avaliando a didática dos alunos na apresentação. A rubrica consiste em: ficha de avaliação da postura didática discente em seminários do módulo (aplicada aos docentes no momento da apresentação); e questão-avaliativa-discursiva sobre o tema apresentado (aplicada a todos os discentes imediatamente após a apresentação do seminário). Participarão do processo 02 docentes, 02 monitores e 36 discentes. Resultados e discussão: Os resultados esperados no uso da rubrica como proposta avaliativa-interativa são a integração entre professores, monitores e alunos; além do desenvolvimento de competências e habilidades significativas na construção do conhecimento como: pesquisa de informações e a construção de um debate aprofundado, uso da linguagem escrita e falada, capacidade de reconhecer o posicionamento crítico do trabalho em equipe e individual, construção de novos conhecimentos. Conclusão: A experiência facilitadora da monitoria com um novo modelo avaliativo-interativo proposto possibilitará examinar de forma significativa o desempenho de aprendizagem e contribuir para a construção positiva do processo ensino-aprendizagem.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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