A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES, MONITOR E DOCENTE

Autores

  • Lindenberg Costa Paulino
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves
  • Samya Magalhâes Dias
  • Patrini Barreto Feitosa
  • Kelly Andressa Peres de Lima
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

A disciplina de Princípios de Entomologia Agrícola é responsável por transmitir aos alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, todos os assuntos relacionados a Anatomia, Fisiologia e Bioecologia de insetos, bem como detalhar os aspectos morfológicos e biológicos presente nestes seres de demasiada importância agrícola, forense e ecológica. A monitoria se faz necessária nesta disciplina, pois existe o auxílio em aulas práticas, interação com os alunos, por meio da disponibilidade do monitor para esclarecimentos de dúvidas, explicação de alguma atividade ou trabalho a ser desenvolvido e ainda no auxílio ao professor. No entanto, além dessas estratégias citadas anteriormente, a criação de um grupo na rede social facebook é considerada uma estratégia interessante de relação extra sala, já que trata-se de uma ferramenta atual e de fácil acesso para os discentes, podendo contribuir para uma melhor troca de informações e avisos, bem como compartilhamento de artigos, livros e assuntos diversos relacionado à disciplina. O objetivo da criação do grupo é para facilitar a comunicação e interação entre o aluno e o monitor contribuindo para a fixação do conhecimento de forma eficaz e interessante, por meio do compartilhamento de recursos visuais, notícias relevantes, links específicos para artigos científicos, estimulando a leitura dos mesmos e de tópicos com abordagens e referências às atividades realizadas no decorrer da disciplina. Portanto, todas estas atividades exercidas pela monitoria, bem como a atualização do mecanismo de interação, otimizam o processo de ensino-aprendizagem, tornando a participação do aluno mais proveitosa, facilitando o entendimento e melhorando a relação entre alunos, monitores e professor(a),contribuindo assim, para um maior índice de aprovações na disciplina.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência