ANÁLISE DE ATIVIDADE DE MONITORIA EM FARMACOLOGIA EM UMA TURMA DE MEDICINA ATRAVÉS DE PRÉ E PÓS TESTE.

Autores

  • Rodrigo Ponte Viana
  • Camila Mota de Lima Azevedo
  • Heitor Amorim Muniz
  • Antônio Davi Pinto Marinho
  • Pedro Helder Oliveira Júnior
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

ANÁLISE DE ATIVIDADE DE MONITORIA EM FARMACOLOGIA EM UMA TURMA DE MEDICINA ATRAVÉS DE PRÉ E PÓS TESTE.Introdução: A disciplina de Farmacologia para curso de Medicina, conta com a participação de monitores que desenvolvem atividades a fim de otimizar o aprendizado na graduação. A atividade de monitoria é baseada em grupos de discussão (GDs), nos quais os monitores conduzem os alunos em um raciocínio sobre o tema proposto. No GD sobre o tema “Colinérgicos e anticolinesterásicos” foi realizado um pré-teste antes da monitoria sobre um assunto já lecionado na disciplina e após a monitoria, foi realizado um pós teste contendo uma questão sobre conceito e outra com um caso clínico. Objetivo: Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar quantitativamente a importância do método proposto no GD sobre fármacos colinérgicos e anticolinesterásicos e fazer uma análise do uso de casos clínicos Metodologia: Foi solicitado aos alunos que, antes de a monitoria ser realizada, respondessem uma atividade contendo duas questões, uma sobre característica de uma doença relacionado à conceito farmacológico e outra contextualizada em um caso clínico. Ambas as questões foram relativas a assuntos previamente vistos em sala de aula. Em seguida, foi apresentada a monitoria sempre direcionando-a para aplicações no tratamento de patologias e aplicando as mesmas questões. Resultados: Foi verificado que de 70 pré-testes realizados 21,42% acertaram a questão 1, 58,72% a questão 2 e 15,71% ambas as questões. Na análise dos 70 pós-testes 48,57% acertaram a questão 1, 87,14% a questão 2 e 44,28% ambas as questões. Havendo uma melhora de 30% na questão 1 (p=0,0013) e 37,14% na questão 2 (p=0,0002). Conclusão: Conclui-se que o método aplicado na atividade foi de grande importância no aprendizado dos alunos e, consequentemente, os capacitou de forma apropriada para a discussão sobre o tema proposto.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência