ANÁLISE QUALITATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA: PERÍODO 2015-2016

XXV Encontro de Iniciação à Docência

Patrini Barreto Feitosa, Niédja Goyanna Gomes Gonçalves, Lindenberg Costa Paulino, Samya Magalhães Dias, Kelly Andressa Peres de Lima, Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Atualmente, no Brasil, existe uma grande preocupação com a qualidade do ensino superior e com o desenvolvimento dos alunos durante a graduação. Uma das tentativas do governo de melhorar tal fato foi criar o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A disciplina Princípios de Entomologia Agrícola é muito importante para a formação do Engenheiro Agrônomo, assim, decidiu-se fazer uma pesquisa cujo objetivo foi analisar qualitativamente variáveis que supõe-se influenciar o conhecimento e o desempenho dos alunos na disciplina, a exemplo de: qualidade do material utilizado nas aulas, a presença dos monitores, a frequência com que esses são requeridos pelos alunos e se há influência nas notas dos alunos etc. Para tanto, 43 ex-alunos da disciplina, aleatoriamente, responderam anonimamente um questionário com 26 questões sobre comunicação entre professores- monitores- aluno, quantidade de horas estudadas para as Avaliações, quanto as aulas práticas e teóricas contribuíram para o desempenho dos mesmos e se pensam em especialização na área de Entomologia. Os resultados mostraram que 72% dos alunos acreditam que a participação nas aulas influencia seu conhecimento, 67% pensam que a disciplina é muito importante para a sua formação acadêmica, mas 16% creem ser pouco ou pouquíssimo importante. 95% dos alunos acham os monitores importantes para o desempenho deles e 81% citam como muito importante, 13% consideram regular e apenas 6% dizem que foi pouco ou pouquíssimo importante. Quanto à comunicação com os monitores, 78% afirmam que foi muito boa ou boa e quanto aos professores, 82% dos alunos escolheram as opções: regular, pouco boa e péssima. Sobre o material disponibilizado para estudo, 53% dos alunos o conceituaram como pouco bom ou regular, sendo que a maior reclamação é a antiguidade do material. Dos 43 alunos pesquisados, 30% expressam o desejo de especialização na área de Entomologia.

Palavras-chave: METODOLOGIA. RENDIMENTO. INTERATIVIDADE.

Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, 2016

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