AVALIAÇÃO CLÍNICA OBSERVADA E ESTRUTURADA SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS NA VIA OCULAR: UMA EXPERIÊNCIA PRELIMINAR

Autores

  • Igor Nunes Sampaio
  • Elana Figueiredo Chaves
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • Afonso Celso Soares Campos
  • Marta Maria de França Fonteles
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

No processo de formação acadêmica o domínio de habilidades clínicas é de extrema importância no desempenho do educando, formando profissionais mais aptos para o desempenho de suas futuras atividades. A maioria dos métodos de avaliação de habilidades tem como princípios básicos, a observação do desempenho do estudante em tarefas clínicas específicas. Objetivo: Avaliar as habilidades clínicas de estudantes de Farmácia da disciplina de Farmacologia Aplicada, na técnica de utilização de colírios através da simulação realística em manequins. Métodos: O processo de avaliação foi composto pelas seguintes etapas: 1ª Leitura do caso clínico; 2ª Realização do procedimento especificado no referido caso, utilizando-se manequins que simulavam o paciente. 3ª Avaliação através de instrumento estruturado (check-list); 4ª Cálculo da nota a partir dos pesos estabelecidos para cada item do check-list. A avaliação dos colírios continha os seguintes itens: 1. O aluno posicionou a cabeça do paciente na posição correta antes de iniciar o procedimento de instilação de gotas? 2. Foi efetuada a limpeza do olho antes da instalação das gotas? 3. Foi instilada a quantidade certa de gotas? 4. Pressionou o canal lacrimal após a instilação das gotas? 5. Realizou a limpeza final do excesso de colírio? Resultados: Todos os alunos (N=13) executaram de forma correta o posicionamento da cabeça e a limpeza inicial do olho. Cerca de 85% instilaram a quantidade correta de gotas. A pressão realizada no canal lacrimal foi efetuada por 92,3% e na etapa final, 61,5% realizaram a limpeza. Conclusão: O fato de alguns alunos terem errado no manequim o número de gotas a serem instiladas, reforça a ideia de que a simulação traz segurança, uma vez que preserva o paciente, além de identificar as limitações que são fundamentais na formação profissional. Esta ferramenta de avaliação permite uma formação clínica do estudante por intermédio da aplicação dos conhecimentos teóricos em cenários práticos.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência