AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA ATIVIDADE DE REVISÃO DE MONITORIA EM PSICOFARMACOLOGIA APLICADA À TURMA DE ODONTOLOGIA DA UFC.

Autores

  • Aderson Lima do Vale
  • Fernanda Holanda Menezes
  • Levi Oliveira de Albuquerque
  • Iracema Matos Melo
  • Bianca Moreira Kurita
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: A disciplina em Farmacologia para Odontologia utiliza diversas ferramentas de aprendizado junto aos alunos, com o apoio de 7 monitores e 2 pós-graduandas, uma doutoranda em Odontologia e outra, mestranda em Farmacologia. Objetivo: avaliar a importância da atividade extra de revisão sobre psicofarmacologia, cuja complexidade tem requerido uma reabordagem didática do assunto. Metodologia: O seminário de revisão, abordando três classes de psicofármacos: ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos, foi apresentado por um monitor a 20 alunos, dos 28 matriculados. Previamente a esta atividade, foi aplicado um teste com 6 questões objetivas. Encerrando-se a atividade de revisão, foi aplicado o mesmo teste, entretanto com a ordem alterada das assertivas. Adicionalmente, duas questões de caráter qualitativo para avaliar a desenvoltura do monitor que realizou a atividade foram incluídas. Os dados foram apresentados como média±desvio-padrão das notas do pré e pós-testes seguido do teste t de Student, assim como a frequência de acertos. Resultados: Observou-se que as notas pós-testes apresentaram aumento significativo (pré-teste=3,42±2,06; pós-teste=6,25±2,22; P<0,05). Além disso, a frequência de acertos aumentou no pós-teste em 100%, dada a redução na quantidade de alunos que acertaram somente uma ou nenhuma questão (pré-teste=8 alunos; pós-teste=0 aluno), com consequente aumento na quantidade de alunos que mostraram melhor desempenho. Os alunos consideraram a apresentação do monitor como excelente (100%) em termos de domínio e segurança no assunto, bem como avaliaram a atividade em si como excelente (90%) ou boa (10%). Conclusão: a atividade de monitoria resultou em excelentes aumento de notas e aceitabilidade discente, demonstrando ser relevante para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, especialmente face à complexidade atrelada ao tema abordado. Apoio: PID-UFC.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência