AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE SEMINÁRIO DE REVISÃO DE FÁRMACOS HEMOSTÁTICOS JUNTO À TURMA DE FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA DA UFC-FORTALEZA.
Resumo
Introdução: A disciplina de Farmacologia para Odontologia utiliza diversas ferramentas didáticas para viabilizar o aprendizado dos alunos, com o apoio de 7 monitores e 2 pós-graduandas. Objetivo: Avaliar a importância de um seminário de revisão sobre fármacos hemostáticos, bem como o papel da monitoria. Metodologia: Foi ministrado um seminário abordando os temas anticoagulantes, antiplaquetários e trombolíticos previamente abordados em aula tradicional. Ao final foi aplicado um questionário qualitativo quanto às importância e qualidade do seminário, à relevância dos agentes, e o desempenho da monitora. Resultados: Dos 28 alunos matriculados, 18 participaram da atividade. Desses, 72,2% consideraram-na muito importante, pois contribuiu para a maior compreensão do assunto e 27,8% avaliaram como importância moderada. Quanto à relevância dos fármacos e tempo disponível, 88,8% dos participantes julgaram como extremamente importantes, com tempo suficiente para esclarecimento das dúvidas. O restante julgou importância moderada aos temas e que não houve tempo hábil para desenvolver a atividade. Quanto à abrangência do conteúdo, 83,3% dos alunos julgaram como de boa abordagem e 16,7% considerou a abordagem superficial. Ao final do seminário, 38,8 % dos alunos consideraram que os seus conhecimentos foram totalmente consolidados, 50% consolidados e 11%, parcialmente. Nesse contexto, a avaliação da desenvoltura da monitora no seminário foi considerada por 13 alunos (72,2%) como fundamental, pois esta esclareceu as dúvidas, além de enfatizar a importância clínica de tais assuntos, e 5 alunos restante avaliaram como importância moderada, pois não esclareceu todas as dúvidas, mas favoreceu pesquisa posterior. Conclusão: O seminário de revisão realizado pela monitoria resultou em uma abordagem didática importante e eficiente para a consolidação dos assuntos previamente expostos em aula. Apoio: PID-UFC.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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