AVALIAÇÃO DA MELHORIA DOS ALUNOS ATRAVÉS DAS MONITORIAS.

Autores

  • Daniel Moraes Ramos Studart
  • Cristiane Pinto Oliveira

Resumo

As monitorias são fundamentais para o entendimento da teoria em qualquer matéria. Isso não é diferente para a disciplina de Fundamentos em Química para a Engenharia de Energias e Meio Ambiente (EEMA). Com isso, as atividades realizadas com os alunos são de suma importância para um melhor e maior entendimento do conteúdo visando um resultado satisfatório ao final do ano letivo. Ao longo do primeiro semestre, percebeu-se que houve uma crescente evolução daqueles alunos que frequentavam semanalmente estas monitorias. Assim, este trabalho possui o intuito de mostrar essa evolução durante o semestre e fazer um comparativo entre estes alunos e os que não frequentam as monitorias. Os alunos antes de uma prova participam de duas atividades, uma em grupo e outra individual. Para melhor apresentarmos a melhoria no aprendizado destes alunos iremos coletar as notas que os mesmos obtiveram nessas atividades e construir gráficos para ver quais os alunos que mais progrediram nas monitorias. Em seguida, será feita uma comparação desses alunos com os outros que não participam das monitorias para mostra a efetividade das atividades de acompanhamento de monitorias. Em uma rápida análise, houve alunos que tiraram notas abaixo de quatro (4,0), na primeira atividade e depois conseguiram melhorar, tirando notas acima de oito (8,0), nas últimas atividades. Esse mesmos alunos também conseguiram evolução semelhante nas provas da disciplina, demostrando assim a importância das monitorias no crescimento estudantil. Portanto, esse trabalho possui o objetivo de incentivar mais alunos a participarem das monitorias e a criação de novas monitorias, seja renumerada ou voluntária, para outras cadeiras com o intuito de condicionar melhor o acadêmico da universidade.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência