AVALIAÇÃO DO TEMPO ADEQUADO DE DURAÇÃO DAS MONITORIAS DE FARMACOLOGIA GERAL

Autores

  • Antonio Davi Pinto Marinho
  • Kaiane Sousa Barros
  • Camila Mota de Lima Azevedo
  • Rodrigo Pontes Viana
  • Heitor Amorim Muniz
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

Introdução: A atenção é fundamental para o processo de aprendizagem, necessitando-se, portanto, dentro da sala de aula, de concentração, e atenção detida e polarizada. Porém, a capacidade dos estudantes de manter o foco em um assunto dura entre 10 e 20 minutos, requerendo que se adeque o tempo das aulas e que se use técnicas que prologuem o interesse do aluno. Objetivo: Determinar, a partir da opinião dos alunos do segundo semestre de medicina, o melhor formato e tempo de duração das atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia Geral. Metodologia: Aplicou-se aos alunos da disciplina de Farmacologia Geral do segundo semestre de medicina um questionário objetivo contendo 3 perguntas a respeito de quanto tempo eles conseguiam manter a atenção durante a monitoria, o melhor formato de duração da monitoria e qual recurso pedagógico mais facilitava na manutenção do foco na aula. Resultados: Foram respondidos 74 questionários, correspondendo a um total de 91,3% dos alunos matriculados na disciplina. Em relação período de tempo que os estudantes conseguem manter a atenção durante a monitoria 31% responderam que isso acontece por até 60 minutos e 29,7% por até 40 minutos. Quanto ao melhor formato de duração da monitoria 36,4% declararam preferir duração de no máximo 1 hora enquanto 27% preferiram o atual formato e outros 25,6% afirmaram que não importa o tempo de duração. O recurso didático preferido por 45,9% dos alunos foi o uso de slides e em seguida a lousa com 22,9% de preferência. Conclusão: O baixo percentual de entrevistados que afirmaram conseguir manter o foco por mais de 1 hora de atividade, sugere a necessidade de reformulação da monitoria, que por muitas vezes dura cerca de 2 horas sem intervalos. O melhor formato sugerido pelos alunos foi o de explicações concisas de no máximo 1 hora, sendo o uso de slides o melhor recurso didático.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência