DINÂMICA ORGANIZACIONAL À LUZ DA ABORDAGEM CONTINGENCIAL : ESTUDO COMPARATIVO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Mara Rosalia Ribeiro Silva
  • Marcia Zabdiele Moreira

Resumo

A abordagem contingencial da Teoria Geral da Administração surgiu em meados de 1960 em busca de soluções para complexidade que as organizações enfrentavam a partir de então, tendo como principais fatores de influência o ambiente e a tecnologia. Visando contribuir com a compreensão de como as teorias surgidas nos Estados Unidos e Europa e amplamente discutidas no século XX aplicam-se ao contexto cultural, social e político do Brasil no século XXI, a presente pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo comparado entre a dinâmica das instituições de ensino Instituto Dom José e Faculdade Ateneu à luz da abordagem contingencial da Teoria Geral da Administração. Para tanto, parte-se da Teoria Crítica da escola de Frankfurt preconizadas por Horkheimer e Adorno na 1ª fase da teoria crítica, a qual busca investigar o contexto social histórico, as diversas ideias geradas e a possibilidade de emancipação ou alienação do homem. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa. Quanto aos meios, trata-se de pesquisa de campo, documental e bibliográfica; e quanto aos fins, é exploratória e descritiva. O resultado da análise comparada das duas instituições de ensino evidencia algumas características da abordagem contingencial, como: integração vertical, uso da tecnologia, ambiente de tarefa e ambiente geral, presença da adhocacia, diferenciação e integração, presença de níveis organizacionais e perfil de homem complexo. Conclui-se, portanto, que a abordagem contingencial dá suporte e otimiza a dinâmica organizacional das instituições de ensino contemporâneas que foram objeto do estudo.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência