ESTUDO ORIENTADO DA MODULAÇÃO FARMACOLÓGICA DOS MEDIADORES INFLAMATÓRIOS SOB A PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA – UFC
Resumo
Introdução O Estudo Orientado (EO) é uma metodologia de ensino utilizada com o intuito de ampliar as condições que favorecem o aprendizado do aluno, promovendo a busca de soluções através da problematização. O EO da Modulação Farmacológica dos Mediadores Inflamatórios é uma atividade realizada pelos Monitores de Farmacologia Geral com os acadêmicos de Medicina do 3° Semestre, consistindo em uma atividade de resolução de questões, previamente enviadas, em pequenos grupos, onde o assunto é discutido e aprofundado. Objetivo Apresentar uma análise do EO como ferramenta de aprendizagem na perspectiva dos alunos, buscando conhecer sua importância, melhor abordagem e avaliação de sua aplicação e da participação do monitor. Metodologia Aplicação de um questionário à turma de Medicina do terceiro semestre 2016.1 (n=60), que cursaram o Módulo de Processos Patológicos Gerais. Resultados 90% dos alunos julgaram muito importante ou de importância moderada o EO de Modulação Farmacológica dos Mediadores Inflamatórios para a compreensão do assunto, enquanto apenas 3% julgaram sem nenhuma importância. Quanto a melhor abordagem, 75% optaram para que além da aula teórica, o assunto fosse revisado durante a monitoria de forma integrada, com princípios de fisiopatologia e semiologia, que proporcionem melhor compreensão do assunto e 97% julgaram muito importante ou de importância moderada essa integração. Quanto à qualidade do conteúdo da apresentação e sua organização, 98% julgaram ótimo ou bom. Para 70% dos alunos o monitor teve sua atuação avaliada como ótima, demonstrando segurança e didática na abordagem do assunto. Conclusão Mediadores inflamatórios é um tema de grande relevância no contexto patológico, sendo potenciais alvos para modulação farmacológica. Evidenciou-se que a integração de conteúdos facilita a fixação dos eventos envolvidos. Assim, o EO com adequada abordagem e condução, apresentou-se como importante instrumento para a consolidação do conhecimento.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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