HIPERINFLAÇÃO ALEMÃ : CAUSAS , EFEITOS E SOLUÇÕES
Resumo
Esse estudo acadêmico busca compreender as causas e consequências, tanto no âmbito social, político e, principalmente, econômico, da hiperinflação alemã (1914-1923) e, ainda os meios pelo quais esse fenômeno foi combatido e superado, no contexto pós Primeira Guerra Mundial, a partir do embasamento teórico, dos conceitos estudados na disciplina de introdução a macroeconomia. A fim de fazer ligação entre os fatores que desencadearam a hiperinflação, seus efeitos no desempenho econômico e as soluções encontradas para solucionar a hiperinflação, através da análise dos ramos da teoria macroeconômica, como a teoria do sistema monetária e a teoria da inflação. A Alemanha como um caso estudado, pois teve um grande êxito estabilizar sua moeda nacional, e a compreensão desse processo nos permite desenvolver medidas que podem ser aplicadas a outros contextos ou usada para analisar outros eventos com mesmas características. Assim dada a atual situação econômica do Brasil, em que se faz necessário a obtenção de vários mecanismos disponíveis para o desenvolvimento de medidas para a estabilização da economia brasileira. Conclui-se, portanto, que, de fato, o governo alemão errou na política monetária aplicada na economia alemã, assim desenvolvendo altas taxas inflacionárias, assim desequilibrando a economia alemã, podendo utilizar de outros meios, como uma política fiscal, entre outros fatores.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.