IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS ABORDANDO FÁRMACOS PARA CONTROLE DA INFLAMAÇÃO E DA DOR NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA PARA ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – FORTALEZA.
Resumo
Introdução: A disciplina de Farmacologia conta com 7 monitores que contribuem para o aprendizado dos alunos. Objetivo: Avaliar a importância da resolução de casos clínicos sobre fármacos para controle da inflamação e da dor para o aprendizado de alunos no período 2016.1. Metodologia: Dos 28 alunos matriculados, 14 participaram da atividade de estudos de casos clínicos sobre anti-inflamatórios não esteroidais, e analgésicos opioides e não-opioides desenvolvida como atividade de monitoria, a qual foi avaliada por questionários quanto à importância da metodologia e o desempenho da monitora. Resultados: Sobre a importância da atividade à compreensão dos conteúdos, 64% dos participantes consideraram-na muito importante/fundamental, ou importante (36%). Sobre a abordagem de conteúdos, 93% relataram que, além das discussões de grupos, a resolução de casos clínicos favoreceu maior compreensão das aulas. O restante julgou que momentos tira-dúvidas foram mais efetivos. Quanto ao interesse sobre os fármacos abordados, 79% dos participantes consideraram-nos muito interessantes e 21% bom interesse nesses agentes. Quanto à frequência de resoluções de problemas do tema, 57 % responderam que casos clínicos poderiam ser uma prática rotineira, por serem uma excelente abordagem, e os demais avaliaram como de necessidade eventual, mesmo sendo um bom método. No que concerne à importância da monitoria na aprendizagem dos conteúdos, 71% considerou que a participação da monitora foi fundamental, com excelentes apresentação e conhecimento do assunto, e 29% que a julgou importante, com um bom conhecimento. Quanto à condução da atividade pela monitora, a turma considerou-a muito satisfatória (71%) e satisfatória (29%), com as dúvidas respondidas correta e prontamente. Conclusão: A resolução de casos clínicos envolvendo fármacos no controle da inflamação e da dor foi um importante método para o aprendizado dos alunos. Apoio: PID-UFC.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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