INFLUÊNCIAS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Isabele Albuquerque de Andrade
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar as influências do PIBID na formação inicial do licenciando em educação física. Verificamos, a partir de entrevistas, os principais aspectos abordados pelos bolsistas e coordenadores do projeto, que atuam ou atuaram em pelo menos um ano no Programa-Educação Física. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, já que o objetivo foi de favorecer a livre expressão dos entrevistados. Para que assim não fizéssemos a delimitação dos benefícios do projeto na formação dos indivíduos pesquisados. O trabalho de campo foi realizado com alunos da UFC, bolsistas do projeto. Os bolsistas atuam ou atuaram nas escolas João Mattos, Martins de Aguiar e Adroaldo Teixeira. Ambas as escolas são públicas localizadas do município de Fortaleza, CE. Essas escolas vão desde a educação infantil até o ensino médio. A pesquisa foi realizada no período de 2015.2 e foram entrevistados cinco bolsistas que estão atuando, quatro bolsistas que atuaram em anos anteriores e são licenciados em educação física, os coordenadores atuais do projeto e a coordenadora de área de UFC. A pesquisa descritiva seguirá os seguintes passos: 1) Seleção dos participantes colaboradores da pesquisa; 2) Convite para participar da pesquisa; 3) realização da entrevista com os selecionados e que concordaram em participar da pesquisa; 4) Transcrição das entrevistas e devolutiva para os entrevistados; 5) Relato final da entrevista com as correções dos entrevistados; 6) Análise das entrevistas para realização da elaboração da análise dos dados. Concluímos que o PIBID apresenta grandes benéficos para a formação profissional de futuros professores, já que os entrevistados apontaram a importância de experiências práticas para a formação de licenciados para que assim os licenciandos possam tanto fazer uma análise crítica a cerca dos conteúdos que estão sendo ministrados em suas universidades, como adquirir saberes que só podem ser vivenciados com a prática.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência