INTERESSE PELAS AULAS DE VOLEIBOL NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lucas Rabelo Nunes
  • Valberson da Silva Pereira
  • Lucas Rawan Ferreira de Medeiros
  • Sergio Marcelo da Rocha Junior
  • Michell Platinni Nascimento Gomes
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Este estudo pretendeu analisar o grau de satisfação dos alunos dos 1º e 3º anos do ensino médio da Escola João Mattos, em Fortaleza na prática do voleibol em aulas de Educação Física, bem como ser instrumento de autoavaliação da prática docente dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência – PIBID. Para Silva (1992), o professor precisa conhecer seus alunos e adaptar os conteúdos às suas necessidades, incorporar as experiências dos alunos ao conteúdo e incentivar sua participação. Preocupar-se com a satisfação dos alunos constrói uma “atmosfera prazerosa” e ajuda a manter um clima amistoso e respeitoso na relação aluno-professor. Pensando nisso, foi aplicado questionário de caráter qualitativo acerca do nível de satisfação dos alunos com as aulas práticas do conteúdo voleibol nas aulas de Educação Física. O questionário aplicado era constituído de 2 (duas) questões. A primeira questão objetivava avaliar o nível de satisfação dos alunos acerca da prática em a) insatisfeito, b) pouco satisfeito, c) satisfeito e d) muito satisfeito, e a segunda questão pedia para que os alunos justificassem brevemente o nível de satisfação assinalado na questão anterior. A aplicação desse questionário foi feita logo após uma aula prática de Educação Física que tinha como conteúdo programático o fundamento passe no voleibol. Os alunos responderam livremente as perguntas sem que fosse estipulado tempo para resposta ou qualquer outra limitação. A análise das respostas mostrou um grande nível de satisfação por parte dos alunos sugerindo uma alternativa à cultura enraizada do futebol/futsal que muitas vezes excluía das aulas práticas alunos e alunas que não têm afinidade pelo esporte.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência