LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO

Autores

  • Marciana Alves de Sousa
  • Manzama Marek Abi
  • Marcia Teixeira Nogueira

Resumo

O Projeto Linguística: Funcionalismo, da disciplina de mesmo nome, do Departamento de Letras Vernáculas, teve por objetivo propiciar ao monitor fundamentação teórica geral e específica, bem como o domínio básico da análise de orientação funcionalista, por meio da realização de leituras, de exercícios e das discussões com colegas e com a professora orientadora. De acordo com Neves (1997, p. 2), com o nome Funcionalismo, nos referimos a modelos diferentes de estudos da linguagem que têm em comum a abordagem de uma língua natural como instrumento de comunicação, isto é, a verificação de como os usuários da língua se comunicam efetivamente. Tendo em vista o vasto campo teórico estudado por essa disciplina, a monitoria, no semestre 2016.1, propôs reuniões com os alunos para a leitura e discussão de textos previamente selecionados pela professora orientadora. Os encontros aconteceram duas vezes por semana, com 1 hora e 30 minutos de duração. Os monitores estudavam o texto com antecedência, incentivavam os alunos matriculados em Funcionalismo a fazerem uma leitura prévia e reuniam-se para ler as partes mais relevantes ou que deixavam dúvidas, fomentando as discussões. Para o semestre 2016.2, foi proposto um minicurso sobre alguns temas de maior interesse para a abordagem funcionalista: pressupostos teóricos fundamentais, gramaticalização, transitividade, iconicidade/marcação, estados-de-coisas e categorias dos níveis interpessoal e representacional. Os encontros consistem na leitura de textos relacionados ao tema, anteriormente indicados, e na resolução de exercícios. Além dessas atividades, a monitoria disponibilizou tempo para orientação individual. Como resultado parcial, além da valiosa experiência para a formação dos monitores, verificou-se a contribuição concreta na aprendizagem dos discentes de Funcionalismo, corrente teórica das mais importantes para a formação de futuros docentes de língua materna ou estrangeira.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência