Ana Kamila Medeiros Lima, José Pedro Vieira Arruda Júnior, Brenda de Ângelis Sombra Cavalcante, Scarlat Paiva, Jose Roberto Feitosa Silva
Mapas conceituais são estruturas que organizam um conjunto de ideias em forma de rede, de modo que faça sentindo e seja claro, para a pessoa que o confeccionou de modo a auxiliar o seu aprendizado. Essa estratégia foi utilizada por alunos da disciplina de Histologia Animal no período 2016.1 como ferramenta de estudo para a organização de ideias sobre “Tecidos Conjuntivos”, unidade em que esse método foi apresentado aos alunos para auxiliar a compreensão. Logo após a aula de apresentação dessa ferramenta, pelo monitor, os alunos construíram, em grupos, seus próprios mapas, para uma posterior socialização com a turma inteira. Ao final da disciplina, foi aplicado um questionário com os participantes para analisar a eficácia desse método na otimização do aprendizado de histologia. Com as respostas dos alunos foi feita uma análise para a consolidação dos resultados obtidos. De todas as respostas, 85,7% dos alunos obtiveram bons resultados ao final da disciplina, já em relação à eficácia, 69,3% consideraram essa metodologia eficaz em seu aprendizado. Foi perguntado aos alunos sobre usos anteriores da estratégia de mapas conceituais e metade deles já haviam utilizado essa técnica. E, por fim, 64,3% dos discentes disseram que pretendem continuar utilizando essa ferramenta em outras disciplinas. Ademais, vale ressaltar, que algumas observações a respeito da utilização de mapas foram feitas, como, que essa técnica poderia ter sido utilizada desde o início do semestre e que poderia ter sido feito um acompanhamento maior com os alunos a respeito da confecção, pois, alguns acharam essa metodologia um pouco confusa. Portanto, considera-se que a confecção de mapas conceituais na disciplina de Histologia Animal foi eficaz e bem aceita pela grande maioria dos alunos que pretendem, inclusive, continuar utilizando essa estratégia posteriormente.
Palavras-chave: Mapas conceituais. Aprendizagem Significativa. Monitoria.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, 2016
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