MONITORIA NA DISCIPLINA CINEMA CONTEMPORÂNEO 2016
Resumo
A monitoria da disciplina Teorias Estéticas Contemporâneas do Cinema 2016.1, ministrada pelo professor Marcelo Gil Ikeda, no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará teve como objetivo principal, introduzir aos alunos as principais características do cinema contemporâneo, passando por seus principais realizadores no mundo e no Brasil. Quanto aos objetivos específicos, a disciplina procurava explicitar determinadas diferenças e similitudes entre o cinema contemporâneo, e o cinema clássico e o cinema moderno. A monitoria tinha como metodologia principal, a realização de sessões extras semanais com o visionamento seguido de discussão de um filme do cinema contemporâneo. Foi necessário uma curadoria para a escolha dos vários filmes que seriam assistidos nessas sessões extras no decorrer da disciplina, com um devido acompanhamento, para eventuais lacunas existentes na curadoria. Estudos relativos aos autores e filmes que foram exibidos nas sessões extras foram feitos pelo monitor para uma melhor condução dos debates dessas sessões, que sempre começavam com uma explanação do monitor sobre o filme, o realizador e outras características do filme da sessão extra. Além da curadoria, do acompanhamento em sala de todo o processo de aprendizado, e do acompanhamento das sessões extras, houve também, um acompanhamento online para os alunos, no Facebook, das principais atividades relativas a disciplina, como dúvidas relativas a aulas, textos, filmes, provas e trabalhos, além de outras dúvidas relativas ao transcorrer da disciplina. O resultado da disciplina Teorias Estéticas Contemporâneas do Cinema passou por uma boa presença dos alunos nas sessões extras, com ricos debates, uma ampliação dos conhecimentos cinematográficos por parte dos alunos que ao final da disciplina apresentaram análises de sequências de filmes e essas análises puderam ser enriquecidas com os filmes e debates tidos no decorrer do semestre, nas sessões extras da disciplina.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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