O ENSINO DA FARMACOLOGIA GERAL COM BASE EM SITUAÇÕES CLÍNICAS: AVALIANDO O APRENDIZADO DE ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA SOBRE FÁRMACOS ATUANTES NO SISTEMA COLINÉRGICO.
Resumo
Introdução: A farmacologia geral é disciplina obrigatória no currículo médico, e seu estudo é considerado abstrato por alguns estudantes, pois seus mecanismos ocorrem em um universo invisível. Assim, busca-se dar ao ensino de farmacologia geral um enfoque mais prático, com base em situações práticas. O aluno, então, poderá correlacionar os conceitos aprendidos em sala de aula com situações clínicas trazidas ao seu conhecimento pela monitoria. Metodologia: Durante as monitorias, os alunos responderam um questionário de avaliação antes(pré-teste) e depois(pós-teste), para avaliar o conhecimento prévio e o nível de aprendizado. Os questionários continham três questões, com três itens cada uma, sobre os temas abordados na monitoria Inicialmente, o procedimento foi explicado aos alunos, que concordaram em ser avaliados. Depois, foi iniciada a monitoria que tratou sobre a farmacologia do sistema colinérgico. Foram abordadas situações clínicas como a utilização da atropina na reversão das bradicardias (assunto da questão 1), e o uso de outros antagonistas muscarínicos no tratamento de cólicas intestinais e incontinência urinária (questão 2); e também os bloqueadores neuromusculares usados na intubação(questão 3). Ao fim, os alunos responderam o questionário novamente. Resultados: 67(93%) dos 71 alunos responderam ao pré e pós-testes completamente. Houve acréscimo de número de acertos nos pós-testes em todas as questões. Na questão 1, [1(0-3) vs 3(0-3); P<0.0001]; na questão 2, [2(0-3) vs 3(1-3); P<0.0001]; e na questão 3, [1(0-2) vs 2(0-3); P<0.0001]. Na análise isolada, nos pré-testes, houve um número de acertos maior na questão 2(mediana de 2); e, nos pós-testes, a questão 3 teve o menor número de acertos. Conclusão: Pelo acréscimo no número de acertos, conclui-se que as situações clínicas podem ser um meio eficiente de auxiliar o aprendizado dos alunos.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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