O IMPACTO DAS OLIMPIADAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
A olimpíada, caracterizada como um megaevento midiático e de repercussão mundial, desencadeia na sociedade um série de fenômenos que ainda precisam ser identificados. Visto o poder que a mídia tem e exerce sobre as pessoas, especificamente nos jovens. O objetivo foi analisar qual o impacto que as Olimpíadas do Rio 2016 tiveram no interesse dos alunos do ensino médio na prática esportiva. O estudo foi realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, localizada em Fortaleza, com duas turmas do ensino médio sendo elas 1º e 3º ano, tarde e noite respectivamente. Para se obter um apanhado geral e simplificado foi utilizado apenas uma questão objetiva seguida de um espaço para a justificativa da resposta. Participaram da pesquisa 37 alunos de ambos os gêneros. A análise dos dados revelou que 65% dos alunos teve o interesse aumentado pelos esportes após as olimpíadas e 35% não houve aumento no interesse ou permaneceu inalterado. Dos alunos que não tiveram aumento no interesse ou permaneceu inalterado 29,4%, não acompanhou as olimpíadas e 70,6% disse não gostar de praticar esportes ou o evento não influenciou em nada. Dos alunos que disseram que aumentou o interesse, 20% foi pelo motivo do Brasil ter sido campeão ou ter ganho várias medalhas, 42% pelo fato da olimpíada ter sido um evento interessante ou pelo prestígio ao esporte, 16% por favorecer histórias de superação ou incentivo a profissionalização e 21% com respostas variadas. Mesmo diante da importância que atividade vem assumindo na sociedade, ainda percebemos a pouca adesão à prática de exercícios e do esporte na escola, devido a uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos (DARIDO, 2004). Conclui-se que o interesse dos alunos por esportes aumentou após o ciclo olímpico do Rio 2016, principalmente para aqueles alunos que inicialmente ofereciam grande resistência. Constatamos também que a prática se dava em maior número nos esportes onde o Brasil ganhou medalha de ouro, como o vôlei masculino.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXV Encontro de Iniciação à Docência
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